Utilização de drones amplia e moderniza ações de regularização fundiária na Bahia
A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), adquiriu novas Aeronaves Remotamente Pilotadas - RPAs, popularmente, conhecidas como Drones.
Com as aquisições destes equipamentos a CDA/SDR se tornou o órgão fundiário estadual com maior potencial de mapeamento com o uso drones no Brasil. Desde 2018, a CDA/SDR vem acumulando conhecimento e investindo no uso de drones para dar mais celeridade aos processos de regularização fundiária no Estado.
A iniciativa integra o conjunto de estratégias e medidas adotadas para a modernização dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão. A iniciativa ainda prevê nos próximos meses a aquisição de computadores de alto desempenho e softwares especializados para realizar o processamento das imagens que serão coletadas pelas aeronaves.
O investimento total previsto é de R$ 535 mil aportados pelo Estado da Bahia, que possibilitou a aquisição dos novos drones modelos Batmap (asa fixa) , Spectral (asa rotativa) e Ebee-X (asa fixa), todos equipados com GPS de precisão.
Considerando o conjunto completo dos assessórios adquiridos que incluem baterias adicionais, os novos equipamentos, juntos, têm o potencial de mapear uma área de oito mil hectares por dia, o que representa um aumento extraordinário de produtividade nos trabalhos de regularização fundiária.
Os drones serão utilizados nos trabalhos de levantamento de uso da terra, culturas efetivas e benfeitorias, além de outras informações das áreas coletivas das comunidades tradicionais que forem alvo das ações de regularização fundiária executadas pela CDA, assim como fiscalizações de processos executados por terceiros e as discriminatórias de terras. Também poderão ser utilizados em algumas situações para o georreferenciamento dos limites dos imóveis individuais para fins de regularização fundiária.
Treinamento
Na última semana, técnicos da CDA/ SDR, estiveram, em São Paulo, participando de treinamento sobre a operação dos novos RPAs. Na oportunidade, eles compreenderam como manusear esses equipamentos, medidas de segurança e cuidados na manutenção, com o objetivo de tornar a operação mais eficiente e segura. Também conheceram o processo de fabricação das peças que constituem as RPAs, desde a placa até a montagem.
Nenhum comentário