Polícia Federal e CGU deflagram operação em combate a desvio de recursos do SUS em Juazeiro (BA)
![]() |
| Foto: Reprodução |
A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28/1), a Operação LITÍASE com o objetivo de desarticular esquema criminoso de direcionamento de contratações, no município de Juazeiro/BA, com consequente desvio de recursos públicos voltados ao financiamento das ações do Sistema Único de Saúde SUS, especificamente na área de prestação de serviços médicos hospitalares.
Conforme a PF, o esquema consistiu no direcionamento de locação de imóvel no período da pandemia, contudo se estentendo até o ano de 2023. A investigação verificou que a locação do imóvel foi realizada sem a indicação de como os atendimentos e internações seriam realizados e que a sua localização coincidia com a sede do instituto contratado para a prestação dos serviços de saúde.
Também foram identificados elementos indicativos de direcionamento dos procedimentos licitatórios, além da realização de pagamentos sem a devida comprovação da execução dos serviços, como, por exemplo, quais atendimentos/exames foram realizados e em que quantidade.
Essas contratações resultaram no pagamento de mais de R$ 13 milhões às empresas contratadas, sendo aproximadamente R$ 7 milhões financiados com recursos do SUS.
Desde as primeiras horas da manhã, cerca de 30 Policiais Federais cumprem seis mandados de busca e apreensão, na cidade de Juazeiro/BA, visando colher elementos para robustecer as evidências de fraudes e dos desvios de recursos públicos praticados em desfavor do município e da União, além de revelar outros envolvidos porventura ainda não identificados.
Portal Jaguarari/informações PF








Nenhum comentário