ANUNCIANTES

Jaguarari: FPI realizou fiscalização em mineradora no distrito de Pilar e discutiram sobre o grande número de abalos sísmicos na região

As equipes de Mineração e Barragens da 48ª etapa da FPI Juazeiro realizaram atividades na Ero Brasil Caraíba, no distrito de Pilar, em Jaguarari, Norte da Bahia. Além das questões trabalhistas, ambientais e técnicas, um dos assuntos foi a alta ocorrência de registros sísmicos, verificados a partir da implantação de um sismógrafo na região, em 06 de setembro.

Os registros têm ocorrido não somente nos horários das detonações, segundo o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor Eduardo Menezes: “Precisamos entender isso para poder auxiliar melhor a exploração. A atividade pode ocorrer, mas precisamos conhecer as possíveis falhas”.

Segundo Osny Bonfim, da Superintendência da Proteção e da Defesa Civil da Bahia, em um período de 40 dias foram registrados 2.620 sismos na região, assustando a comunidade que reside nas proximidades.

Sobre questões trabalhistas, de acordo com o procurador do Ministério Público do Trabalho, Illan Fonseca, ocorreram acidentes fatais na empresa nos últimos anos. À Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa, ele exigiu empenho para a redução desses índices. “As curvas estão acima da média. É necessário empenho para chegar ao nível ideal, que é o zero. A empresa deve adotar medidas para reduzir os impactos no trabalhador”, enfatiza Illan Fonseca.

Compõem as equipes de Mineração e Barragens os órgãos: Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Agência Nacional de Mineração (ANM), Polícia Federal (PF), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA), Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS-CERB) e Superintendência da Proteção e Defesa Civil-BA (Sudec).

Fonte: FPI

Nenhum comentário