ANUNCIANTES

"Muladeiros da Caatinga" realizaram passeio entre Senhor do Bonfim e Jaguarari no fim de semana na 1ª TROPEADA DO TROPICAL TORRES

No último fim de semana 19, 20 e 21 de maio, os municípios de Jaguarari e Senhor do Bonfim, localizados no norte da Bahia, receberam o resgate da tradicional Tropeada, através do grupo "Muladeiros da Caatinga" de Senhor do Bonfim, que reuniu cerca de 30 Muares (Mulas e burros) por serem animais fortes e muito macios para montar.  

O evento tem o objetivo resgatar e disseminar as tradições e a vivência do homem do campo, destacando os Muladeiros que são pessoas que criam e que curtem andar ou tropear montados em muares. De acordo com o Sr. Nonato, que deu apoio a esse evento, tudo começou em 2006 quando o grupo foi montado para Monte Santo (BA), e no ano seguinte 2007 foram para Bom Jesus da Lapa (BA) e hoje reúne Muladeiros de Senhor do Bonfim, Andorinha, Antônio Gonçalves, Itiúba e de outras cidades da região, inclusive de outros estados (Sergipe e São Paulo).

O grupo se reuniu no Parque Tropical Torres em Senhor do Bonfim e realizaram um trajeto desbravando as serras da região até chegar em Jaguarari no final da tarde de sábado (20), onde deram uma pausa nos quiosques para confraternizar no centro da cidade e na sequência seguiram para o pernoite na Fazenda Alvorada à 3,0 km da sede do município, propriedade do Sr. Antônio Baptista mas popularmente conhecido como Quito.

Já na manhã de domingo eles retornaram à Senhor do Bonfim em tropeada pela Estrada Velha curtindo a natureza das belas serras do “Piemonte Norte da Chapada Diamantina” e a cada parada eram realizadas verdadeiras festas nas comunidades entre os dois municípios. Neste evento o grupo percorreu cerca de 70 km no total. Em Jaguarari eles tiveram o total apoio do organizador da Cavalgada Pisada de Ouro, Dinho da Catarina.

A história dos Muladeiros, no Brasil, começou ainda no século passado, com o Tratado de Tordesilhas. Momento em que os espanhóis usavam os Muares para o transporte de mercadorias, para abrir estradas e formar colônias.

Portal Jaguarari












Nenhum comentário