ANUNCIANTES

Profissionais de enfermagem realizam caminhada na Barra nesta quinta-feira em prol do piso salarial nacional

 

Nesta quinta-feira (07), profissionais de enfermagem de todo o país participam de uma mobilização nacional em prol da aprovação do Projeto de Lei 2564, que trata do piso salarial da categoria, em tramitação na Câmara dos Deputados. A data, em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, será marcada em Salvador por uma caminhada do Morro do Cristo ao Farol da Barra, a partir das 9h, em ato promovido pelo Fórum Baiano de Enfermagem.

“Esta será mais uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade e dos parlamentares sobre a importância da valorização dos profissionais de enfermagem, cujo trabalho ficou ainda mais evidenciado no combate à pandemia da Covid-19, sempre na linha de frente”, destaca a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão.

O PL 2564/2020 do Senado prevê piso de R$ 4.750 para enfermeiros e valores proporcionais de 70% para os técnicos e 50% auxiliares e parteiras. 

O projeto 2564/20 foi aprovado no Senado em novembro de 2021, por unanimidade, após diversas audiências públicas e discussões.

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 22 de março, o regime de urgência para o PL 2564. Com isso, o projeto será votado no Plenário, sem ter que passar pelas comissões da Casa. 

O mérito do texto deverá ser analisado ainda neste mês de abril, conforme sinalizou o presidente da Câmara, Arthur Lira, ao estabelecer um cronograma de trabalho para que sejam encontradas as fontes de recursos para subsidiar o aumento salarial dos profissionais nas redes públicas e nos hospitais filantrópicos


Nenhum comentário