ANUNCIANTES

Estudantes quilombolas de Cachoeira e Campo Formoso participam de aulas remotas com atividades on-line e materiais impressos

Os estudantes quilombolas estão envolvidos nas aulas remotas através de atividades realizadas de forma on-line e com o uso de materiais pedagógicos impressos. Cada unidade está sendo organizada por cronogramas de atividades, com o uso de ferramentas e plataformas, como Google Meet, Google Classroom e WhatsApp. Além de disponibilizar diferentes conteúdos das áreas do conhecimento, como vídeos e textos, os professores também tiram dúvidas e recebem o feedback dos estudantes por meio da interação virtual. Os estudantes sem acesso à internet estão recebendo material impresso para ter uma rotina de estudos em casa. 

O estudante Mateus Conceição Silva, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, localizado na comunidade quilombola de Santiago do Iguape, em Cachoeira, recebeu livros didáticos e outros materiais impressos e falou que está engajado nos estudos. “Estou usando os Cadernos de Apoio à Aprendizagem e as atividades impressas que os professores estão fazendo. Todos os dias faço minhas atividades e, apesar das dificuldades, estou fazendo tudo, porque sei da importância do estudo para a minha vida", disse.

No Colégio Estadual Quilombola Luis José dos Santos, localizado no distrito de Lage dos Negros, em Campo Formoso, a estudante Madalena Celestino, 19, 3º ano, que mora na comunidade quilombola Casa Nova dos Amaros, disse que tem aproveitado bastante as aulas remotas. "Devido à pandemia, ainda não podemos estudar presencialmente, mas virtualmente sim. Estou muito feliz pelo retorno das aulas remotas, pois amo muito estudar. Eu estudo com o meu celular, utilizando várias plataformas, como o Google Meet, que gosto bastante", afirmou. 

Segundo a estudante Luma Isadora Santos, 19, 3º ano, do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, localizado no distrito de São Tomé, em Campo Formoso, as aulas remotas têm sido muito dinâmicas. "Estou gostando bastante das aulas remotas, pois estamos conseguindo tirar as nossas dúvidas e voltamos a ter, de certa forma, contato com nossos colegas e educadores, que era o que estávamos precisando. As plataformas usadas, neste momento, são o Google Classroom e o Google Meed, além dos grupos do WhatsApp que, por sinal, estão sendo de grande ajuda para todos nós", comentou, entusiasmada. 

O diretor Brenno Almeida, do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, informou que, além das plataformas já mencionadas, os professores também estão introduzindo nas disciplinas a plataforma ChatClass. "É um aplicativo bem dinâmico, no qual os alunos podem ir fazendo as atividades do tema ou da matéria escolhida e um robô rapidamente faz a correção. Nesse processo, o professor pode ir analisando o rendimento do aluno e ver quais as principais dificuldades das turmas. Já trabalhávamos com ele em Inglês, desde 2020 e, agora, estamos usando na disciplina de Português em algumas turmas e, aos poucos, usaremos em outras", explicou.

TV Educa Bahia – Por meio da TV Educa Bahia, os estudantes do Ensino Médio também podem acessar conteúdos e assistir a aulas produzidas pelo programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Já as aulas do Ensino Fundamental são do programa Vamos aprender, do canal Futura.

Foto: Divulgação

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário