ANUNCIANTES

Hospital Universitário, 12 anos atuando na assistência à saúde e na formação profissional no Vale do São Francisco

Nascendo na esfera municipal e migrando à instância federal, a unidade é se consolida como uma das instituições públicas mais importantes da região 

Há 12 anos, no dia 04 de setembro de 2008, a Prefeitura Municipal de Petrolina-PE inaugurava o então Hospital de Urgências e Traumas Doutor Washington Antônio de Barros (HUT). A partir de 2015, a unidade passou a integrar a rede de hospitais universitários federias gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O Hospital Universitário, como é denominado atualmente, se tornou a principal instituição de saúde da região. 

Nos últimos 05 anos, a Ebserh vem fazendo muitos investimentos que permitiram melhorias na infraestrutura física, aquisição de equipamentos e contratação de profissionais. O resultado foi a ampliação de serviços e um aumento expressivo no número de atendimentos e formação de profissionais de saúde no Vale. 

A conclusão da Policlínica merece destaque, sendo um dos maiores marcos da história recente do HU. Inaugurada em 2017, a unidade dispõe de 22 consultórios, três salas de cirurgias para procedimentos de baixa complexidade, laboratórios de Biologia Molecular, Histopatologia e Multi-usuários, além de ambulatório para curativos e posto de coleta de sangue. 

Crescimento e protagonismo 

Além disso, foram muitas as conquistas do Hospital Universitário ao desses anos, desenvolvendo pesquisas na área clínica e de inovação, como o projeto de Design Thinking desenvolvido junto ao Hospital Albert Einstei, obtendo também avanços em gestão e logística hospitalar, a exemplo do programa Lean nas Emergências executado em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Houve também incremento no parque tecnológico e infraestrutura hospitalar para ofertar à população serviços e tecnologia de ponta, a exemplo da disponibilização do primeiro Sistema de Hemodinâmica da Rede Pública na região. 

Com essas características, o Hospital Universitário está entre as unidades de saúde com maior alcance e volume de atendimento do Vale, abrangendo uma população de mais de 2 milhões de pessoas distribuídas em 53 municípios. Neste ano de 2020, o HU realizou mais de 29 mil atendimentos, entre serviços de emergência e urgência, consultas ambulatoriais e internamentos. Entre janeiro e julho, foram executadas 2.479 cirurgias de sete especialidades diferentes. Quase 60% dos procedimentos cirúrgicos foram ortopédicos (1.743). 

Atuação durante a pandemia de Covid-19 

O HU é a unidade de saúde da região que mais destinou recursos para prestar atendimento aos pacientes com Covid-19. Foram aplicados mais de R$ 3,900 milhões para a estruturação dos 20 leitos de UTI em funcionamento na Policlínica. 

Foi montada uma Unidade de Terapia Intensiva completa com equipamentos modernos e adequados para atender às necessidades dos pacientes contaminados com o coranavírus. Foram desembolsados mais de R$ 800 mil para adquirir respiradores, camas elétricas, monitores multiparamétricos, entre outros. 

A atuação do HU no combate a pandemia não se resume a assistência, o hospital também vem oferecendo treinamentos para outras unidades de saúde pública da região. 

Papel na formação de profissional 

Como hospital de ensino, o HU é laboratório para atividades acadêmicas, oferecendo campos de estágios/aulas práticas para estudantes dos cursos técnicos e superior e disponibilizando programas de residência médica, e enfermagem multiprofissional. É um ambiente para grupos de pesquisa e inovação nas diversas áreas do conhecimento na saúde e demais áreas de interação com o hospital. 

“Celebramos 12 anos desse grande hospital que só vem crescendo, principalmente com a chegada da Ebeserh, investindo maciçamente na assistência e no ensino. Consultas, cirurgias, formação multiprofissional, pesquisa, são inúmeros os serviços prestados pelo hospital à população do Vale do São Francisco, cumprindo o seu papel social. Hoje, somos a maior referência no ensino e no atendimento em urgência e emergência de alta complexidade em diversas especialidades. Temos muito orgulho e ficamos felizes em fazer parte dessa história. Parabéns ao HU e agradecemos ao Vale por acreditar em nosso hospital”, comentou o superintendente Itamar Santos. 

Sobre a Ebserh 

Desde janeiro de 2014, o Hospital Universitário faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. 

Ascom HU Univasf

Nenhum comentário