ANUNCIANTES

Jaguarari: Segunda edição do Programa Saúde das Mães beneficia mais de 600 pessoas no distrito de Pilar

A prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (06) na Praça Ariomar Rocha, no Distrito de Pilar, a segunda edição do Projeto Saúde das Mães. Depois do grande sucesso da primeira edição realizada na sede do município onde mais de 800 pessoas tiveram acesso a diversos procedimentos de saúde, foi à vez do distrito de Pilar receber a caravana da saúde.

Essa ação teve como objetivo fortalecer vínculos com moradores de Pilar e adjacências além de proporcionar um dia dedicado à saúde às pessoas de uma forma geral, mas em especial as mulheres. “Nesta segunda edição do Projeto Saúde das Mães estamos trazendo outros procedimentos alem dos oferecidos na sede como atendimento pediátrico e ginecológico com exame de colposcopia (exame de imagem). Este exame é caro e não é oferecido pelo SUS. E as mulheres do distrito tiveram acesso de forma gratuita,”, pontuou o Secretário de Saúde, Rodrigo Cruz.

Durante a atividade foram disponibilizados exames de eletrocardiograma e ultrassonografia: mamária, obstétrica, transvaginal e exame de colposcopia. Assim crianças tiveram cuidado especial com atendimento pediátrico. Alem disso as pacientes também atualizaram o cartão de vacinação, fizeram testes rápidos para DSTs e receberam orientações nutricionais, orientações de saúde bucal, realizaram aferição de pressão arterial e glicemia. Puderam relaxar recebendo massagens terapêuticas e aplicações de ventosas. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF disponibilizou orientação profissional com psicólogo e assistente social. Foi disponibilizada também assessoria jurídica. Ao final da ação foram atendidas 600 pessoas.

A senhora Juliana da Silva disse que aproveitou a ação e realizar o exame de ultrasonografia obstétrica. “Hoje realizei mais um exame pra ver como anda a saúde do seu bebê, graças a deus tudo bem. Gostei dessa ação da prefeitura e espero que ela possa vir mais vezes não só para o Pilar, mas pra toda Jaguarari”, disse a dona de casa.

O prefeito de Jaguarari reafirmou seu compromisso com a saúde publica do município. "Determinei que essa caravana da saúde percorresse por município ofertando a população todos esses procedimentos. Essa ação é só o começo, logo a saúde publica de Jaguarari será uma referencia na região”, finalizou o Prefeito Everton Rocha.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Nenhum comentário