ANUNCIANTES

Estação Ferroviária de Senhor do Bonfim será revitalizada

O Prefeito Carlos Brasileiro esteve na manhã de terça-feira (31), acompanhado técnicos do governo do estado durante visita a Estação Ferroviária de Senhor do Bonfim. A visitação faz parte de uma série de inspeções que estão sendo realizadas por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR).

Ação está ligada ao Pró- Semiárido e tem o propósito de desenvolver um projeto arquitetônico para restauração e reutilização do espaço pela gestão municipal. A concessão da área foi cedida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

A estrutura vai abrigar as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte; Cultura; e Desenvolvimento da Agricultura Familiar. “As características do espaço são muito favoráveis, dá para construir uma estrutura muito interessante preservando a memória e a história da ferrovia”, enfatizou o arquiteto, Ricardo Alpoim.

Atualmente, a Estação Ferroviária encontra-se com muitos espaços abandonados e em desuso, funcionando apenas um escritório da empresa VLI Logística, concessionária que opera a malha ferroviária de carga. “Aqui estamos desenhando também o projeto do Armazém da Agricultura Familiar, onde haverá a comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato, gastronomia regional, ambientes de lazer e espaços de convivência em meio a área de comércio.

Vai ser uma grande estrutura”, pontuou Damiana Duarte, Secretária de Desenvolvimento da Agricultura Familiar. A estação está localizada na região da grande Gamboa e foi inaugurada em 1887 (trecho Bonfim-Itiúba).O último trem de passageiros que ligava Alagoinhas a Senhor do Bonfim, foi desativado em 1989. "Essa foi a terceira visita dos técnicos do estado.

A ideia é que em novembro – dezembro no máximo, seja firmado o convênio para a primeira etapa de requalificação do galpão e funcionalidade da estação para uso do município", informou o prefeito Carlos Brasileiro.

Ainda segundo o prefeito, em sua amplitude, o projeto ainda prevê o alargamento do viaduto da estação para construção de uma nova avenida ligando o bairro da Gamboa ao centro da cidade. A mudança do percurso do Trem do Forró durante os festejos juninos para o trecho Estação Ferroviária - Missão do Sahy deverá ser mais uma das novidades da revitalização do espaço. Atualmente, a rota vai até o bairro Buriá.

“O projeto fomenta o turismo, preserva a história e a cultura, além de promover a geração de emprego e renda”, frisou Jilson França, coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte.


ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - BA

Nenhum comentário