ANUNCIANTES

Eduardo Salles solicita retomada das atividades do perímetro irrigado de Ponto Novo

Na luta pela defesa do Perímetro Irrigado de Ponto Novo e dos empregos gerados, o deputado estadual Eduardo Salles participou de audiência, nesta terça-feira (22), com o secretário da Casa Civil , Bruno Dauster, para solicitar a manutenção da irrigação para os pequenos e médios produtores. Na oportunidade, o parlamentar apresentou um projeto para que seja mantida irrigação suficiente para atender uma área plantada de 200 hectares e ressaltou a necessidade de garantir a sobrevivência do Perímetro. Salles também irá apresentar o projeto ao governador Rui Costa em reunião na próxima quinta-feira (24).

"A nossa proposta é que seja mantida irrigação suficiente para atender 1/6 da área plantada por cada agricultor. As plantas estão morrendo e precisamos assegurar a sobrevivência do projeto, pois a situação é dramática e os produtores estão sem dinheiro para comprar comida", explica Eduardo Salles.

De acordo com o parlamentar, foram realizadas análises e constatou-se que o Complexo da Barragem de Pindobaçu e Ponto Novo está acima do alerta 2, nível estabelecido para que a irrigação de cultivos seja interrompida. "O Perímetro possui cerca de 1.200 hectares de banana plantados que, a partir da nossa proposta, seriam mantidos 200 hectares ", pontua Salles.

A falta de água para irrigação tem impactado a economia local, pois, segundo o deputado, cerca de três mil empregos, entre diretos e indiretos, já foram extintos, e empresas estão encerrando suas atividades. "A situação é de calamidade e precisa de uma ação urgente. Ressaltei para o secretário que precisamos manter o sustento das famílias dos produtores, que têm em seus cultivos a única forma de sobrevivência", alerta o parlamentar.

Eduardo Salles ainda lembra que o fusegate (equipamento que permite aumento de 25% da capacidade de armazenamento de água), um investimento de R$ 14 milhões, está em fase de construção na barragem de Ponto Novo e vai atender a demanda do perímetro irrigado. Para ele, este é mais um motivo para não permitir que o projeto, considerado estruturante para toda a região, seja extinto sem que sejam adotadas ações alternativas.

O secretário Bruno Dauster esclareceu que, neste caso, não avalia somente o Complexo Pindobaçu e Ponto Novo, mas todo o sistema responsável pelo fornecimento de água para a região. "Estamos sensíveis a esta questão e vou avaliar a possibilidade, diante do que nos foi apresentado pelo deputado, juntamente com técnicos da área e conversar com o governador Rui Costa sobre esta proposta", garantiu Bruno Dauster.

O deputado afirmou que continuará lutando pelos empregos e a sobrevivência do projeto. "Essa é uma luta que abracei há algum tempo e não medirei esforços para viabilizar ações em defesa do perímetro irrigado, pois conheço a realidade das milhares de famílias que dependem dele para sobreviver. Junto com o ex-prefeito Adelson Maia e todo o nosso grupo político em Ponto Novo, vamos continuar trabalhando pela defesa do projeto", conclui Salles.

ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

Nenhum comentário