ANUNCIANTES

Jaguarari: Professores e alunos do Colégio Walter Brandão visitaram o Museu do Vaqueiro em Santa Rosa de Lima

No último sábado dia 08 de Julho de 2017 O Colégio Estadual Walter Brandão - Jaguarari; abre portas para primeira visita turística em Santa Rosa de Lima, de alunos e professores que passaram a ser parceiros do Projeto Museu do Vaqueiro. O passeio turístico com nossos alunos foi iniciado onde tudo começou; onde resta somente a casa mais antiga, construída no século 19 por Macário Caetano, feita de taipa e esteios destemidos. Esta foi a casa que abrigou escravos alforriados em 1888 pela Lei Áurea, que trabalhavam na Fazenda Caldeirão de propriedade do Sr. José Gonçalves da Silva. Em 1931 a pequena casa recepcionou Lampião e seu bando quando passara pelo Arraial saqueando 02 lojas de fazendas; uma de Herculano Borges de Sales a outra de Belarmino Ferreira Peixinho. Em frente a casa deu-se inicio a tradicional feira de Santa Rosa; não temos registro do início; mas em 1917 foi transferida para o local que ocorre aos dias de hoje (FONTE ORAL).

Seguimos para a igreja local; construída no mesmo local onde antes ja existia a antiga capela de Santa Rosa (Injustamente demolida). La foi abordado sobre a chegada da imagem de Nossa Padroeira no ano de 1926, e sobre tradições que eram desenvolvidas no trajeto do novenário.

Por fim dirigimo - nos ao Museu do Vaqueiro onde todos (alunos e professores) puderam satisfazer-se com a grande riqueza histórica reunida num só lugar.

Obrigado Família Walter Brandão; com certeza o apoio que esta Instituição de ensino vem nos dando é plausível para chegarmos aos 100 % da restauração do prédio que abriga o Museu. .

Conheça Vc também e faça parte desta Luta.

Danilo Rodrigues
Coordenador do Projeto Museu do Vaqueiro.

Nenhum comentário