ANUNCIANTES

Ibametro capacita servidores do governo para a melhoria das compras públicas


Amanhã, dia 20, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), inicia nova etapa do convênio de cooperação técnica firmado com a Secretaria de Administração (SAEB), que visa a capacitação dos colaboradores dos almoxarifados do Governo do Estado. O objetivo é treiná-los com métodos de avaliação e critérios de aprovação de produtos para a melhoria das compras públicas. A meta é atingir cerca de 800 servidores, dos quais 232 já receberam o treinamento do Ibametro.

O diretor-geral do Ibametro Randerson Leal detalha: “Na prática, os colaboradores aprendem a avaliar tecnicamente os produtos entregues nos almoxarifados, fazendo a inspeção de recebimento, observando se as especificações dos itens estão compatíveis com o que foi comprado, bem como se estão em conformidade com legislação metrológica vigente. Ou seja, se os produtos estão sendo entregues na quantidade correta (em pesos, volumes ou unidades) e/ou com as certificações compulsórias, que atestam serem os produtos apropriados ao consumo humano por respeitarem normas relativas à saúde, segurança e meio ambiente”.

Qualidade na gestão - A iniciativa impacta diretamente no quesito melhoria de gastos públicos, diminuindo o desperdício e contribuindo para a boa gestão dos recursos. Vale ressaltar que o Ibametro é Organismo Certificador de Sistemas de Gestão da Qualidade (OCS), acreditado pelo Inmetro, sendo que entre os serviços já prestados para o Governo do Estado está a certificação, com base na Norma ISO 9001, dos setores de almoxarifado e protocolo da Casa Civil e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A qualidade implantada nos sistemas de gestão de organizações públicas e privadas possibilita a racionalização dos processos e a padronização nos procedimentos internos, entre outros ganhos. E o Ibametro, na condição de OCS, avalia e certifica esse desempenho institucional.

“Temos uma equipe treinada pelo Inmetro para realizar serviço de certificação com excelência. A expectativa é oferecer o serviço para um número maior de organizações, contribuindo ainda mais para o fortalecimento da economia baiana”, afirma o diretor-geral do Ibametro. Contatos com o setor de certificação do Ibametro pode ser feito pelo e-mail certifica@ibametro.ba.gov.br ou telefone (71) 3594-3071.

Ascom - Ibametro

Nenhum comentário