ANUNCIANTES

Projeto da Ronda Maria da Penha é premiado em São Paulo


A Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar é vencedora do “SELO FBSP 2017 - Práticas inovadoras no enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com o Projeto “Ronda Para Homens” a ser entregue em São Paulo, no dia 8 de março 2017, nesta quarta-feira. A premiação acontece na mesma data em que a Ronda completa dois anos de atuação, Dia da Mulher.

O projeto “Ronda para Homens” tem como concepção atuar na sensibilização e capacitação de homens para o fim da violência contra a mulher. Ele é realizado por meio de oficinas com participação exclusivamente masculina, com dois policiais militares do efetivo da unidade como facilitadores. Atende a PMs e a sociedade civil através de demanda espontânea e programação interna da equipe da Ronda.

O Selo FBSP de Práticas Inovadoras é uma iniciativa que tem como objetivo reconhecer práticas desenvolvidas pelas instituições policiais e guardas municipais com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, sistematizando e disseminando o conhecimento produzido por e para profissionais da segurança pública com iniciativas de enfrentamento à violência contra as mulheres em suas múltiplas formas - física, psicológica, patrimonial, institucional, ciberviolência, etc.

Na primeira fase foram selecionadas 11 iniciativas finalistas pelo Comitê de Seleção do Selo, dentre as mais de 200 propostas enviadas de 18 estados brasileiros, três iniciativas foram vencedoras, sendo a da Ronda Maria da Penha a única entre as corporações policiais militares (as duas também vencedoras foram das polícias civis dos estados de Mato Grosso e Piauí).

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão atuar como espaço permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para segurança pública do Brasil.

Ronda

A Operação Ronda Maria da Penha, além de Salvador e Região Metropolitana, atua ainda nos municípios Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro e Feira de Santana, em acompanhamento de mulheres vítimas de violência sob medida protetiva instaurada.

A unidade conta com parceria da Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM), Ministério Público (MP), Tribunal de Justiça (TJ) e Defensoria Pública.

DCS/PMBA

Nenhum comentário