ANUNCIANTES

Prefeito de Andorinha esteve com representantes da empresa que irá construir aterro sanitário e usina de geração de combustível em Senhor do Bonfim


O Prefeito de Andorinha, Renato Brandão, foi recebido na quinta-feira (12), pelos diretores do Centro de Tratamento e Coleta de Resíduos Norte da Bahia(Cetren). A Cetren Ambiental compõe o grupo EXA, responsável pela construção e administração do aterro sanitário de Itiúba.

O objetivo do encontro foi conhecer o projeto que a empresa que está anunciando para os próximos meses, a construção de um moderno aterro sanitário e uma usina para produção de combustível solido em Senhor do Bonfim.

Em funcionamento, o projeto da Cetren vai possibilitar a todos os municípios do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, a possibilidade de um descarte do lixo urbano sólido de forma adequada e ambientalmente correta. Além da produção de combustível para uso industrial.

“ O Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, entrando em decomposição, você tem chorume, você tem gases, e isso se torna um ambiente extremamente nocivo e poluidor para o solo, para a água subterrânea, para os rios próximos e também para a atmosfera. Muito interessante esse projeto de receber e tratar o lixo da Cetren Ambiental ”. Disse Renato Brandão, prefeito de Andorinha.

A empresa está anunciando um investimento de mais de R$ 30 milhões de reais, e a geração de dezenas de empregos no empreendimento que obedece todas as normas ambientais vigentes no Brasil. O composto que produzirá o combustível mineral levará 30% de resíduos provenientes do lixo e os 70% restantes, será composto por resíduos produzidos por diversas indústrias.

Uma lei federal prorrogou até agosto de 2018 para que todos os municípios brasileiros se adequem às regras de gerenciamento de resíduos sólidos. A política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determina que todos os lixões do país deveriam ter sido fechado até 2 de agosto de 2014.

ASCOM ANDORINHA

Nenhum comentário