ANUNCIANTES

Encontro fortalece cadeia produtiva do mel da Bahia

Representantes de empreendimentos, especialistas e agentes comunitários das cadeias produtivas da Apicultura e Meliponicultura estarão reunidos até esta quinta-feira (20), em Salvador, para discutir ações e estratégias de fortalecimento da produção e produtividade dessas cadeias produtivas em todo o estado da Bahia. O encontro teve início nesta terça-feira (18), no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Itapuã.

O evento, organizado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), órgãos vinculados à SDR, tem ainda o objetivo de formalizar a Rede de Especialistas das cadeias produtivas Apicultura e Meliponicultura, construir uma agenda de trabalho, discutir o papel dos agentes comunitários de Apicultura (ACA’s) e apresentar as estratégias de assistência técnica e extensão rural (ATER).

De acordo com o superintendente da Bahiater, Ivan Fontes, o encontro é um importante passo para continuar consolidando as cadeias da Apicultura e Meliponicultura no estado. “Queremos atrair ainda mais ações, fazendo parcerias com outros órgãos e instituições”.

O agricultor familiar e apicultor, Francielio da Silva, afirmou que eventos como esse, organizados pelo Governo, valorizam o apicultor. “Essas capacitações alavancam a nossa produção e contribuem para que a gente consiga se organizar melhor”.

O coordenador do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, Fernando Cabral, informou que o encontro reúne Agentes Comunitários de Apicultura (ACA’s) das 55 entidades selecionadas pelo projeto. “Essa é também uma capacitação daqueles que darão suporte ao Bahia Produtiva, onde vamos uniformizar a metodologia aplicada e a forma de atuação”.

Para o superintendente da Suaf, Marcelo Matos, esse é um momento importante que reúne pessoas altamente qualificadas no assunto. “A cadeia do mel é referência. Esse tipo de interação fortalece as organizações e ajuda a disseminar as informações”.

Mel é destaque na agricultura familiar
O mel da Bahia vem se destacando entre os estados brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesse mês de outubro, o Estado da Bahia ocupa agora o 1º lugar na produção de mel da região Nordeste. No ranking nacional, a Bahia saltou do 7º lugar para 3º lugar, com uma produção de mais de 4,5 mil toneladas por ano. A Bahia possui atualmente 20 mil apicultores, sendo 99% da agricultura familiar.
Sobre a rede de especialistas

Por meio da Rede de Especialistas Temáticos de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado da Bahia, a SDR irá desenvolver uma metodologia multidimensional de ATER, onde serão capacitados agentes comunitários rurais e extensionistas que irão acompanhar e implementar as ações nas unidades produtivas familiares, de referência, no entorno dos projetos apoiados pelo Bahia Produtiva. Essas unidades serão locais de intercâmbio, aprendizagem e troca de experiências. Todas as atividades serão supervisionadas pela rede.

A Rede de Especialistas, que conta com técnicos das diversas áreas da SDR, tem ainda o objetivo de proporcionar suporte aos planos, programas, projetos, subprojetos e ações executados pela SDR, por meio de consultorias, assessorias, visitas, missões, técnicas, intercâmbios de experiências, eventos de formação para técnicos e agricultores, entre outras atividades.

Karoline Meira
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário