ANUNCIANTES

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA AMPLIA COMBATE À DENGUE EM JAGUARARI.‏

As Secretarias Municipais de Educação e Saúde estão realizando, entre os dias 07 e 11 de março, a Semana de Saúde na Escola. Através de atividades interdisciplinares, a ação está acontecendo em todas as unidades de ensino da rede municipal e estadual de Jaguarari. As atividades têm como tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti” e abre as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) para o ano de 2016.

Durante a semana, algumas unidades de ensino da sede do município e das localidades de Juacema, Flamengo e Catuni receberão a equipe do PSE, que fará atividades educativas através de peças teatrais, música e dança. Os alunos dessas comunidades terão a oportunidade de assistir a uma apresentação teatral sobre prevenção aos focos do mosquito. Durante a dramatização, os alunos vivenciam a rotina de uma família que foi vítima do Aedes Aegypti.
De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Rosa Peixinho, a equipe viu a necessidade de trabalhar esse tema em todas as escolas municipais e estaduais vinculadas ao PSE. “Estamos realizando os eventos principalmente em escolas que ficam em áreas com maior número de notificações de casos das doenças causadas pelo Aedes, segundo dados da vigilância epidemiológica do município. Com a dramatização e a palestra dos agentes de endemias, conseguimos mostrar aos estudantes que eles podem se tornar cooperadores na prevenção às doenças”, explicou.

A mobilização pretende unir forças contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya e orientar os estudantes das escolas públicas para o enfrentamento à proliferação do Aedes, com o objetivo de estimular os estudantes a se tornarem agentes multiplicadores no combate.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”

Um comentário:

  1. Gostaria de deixar uma alerta e uma dúvida. Estou muito preocupada como vem se alastrando de forma quase que incontrolavel a " chikungunya" em Jaguarari e distritos vizinhso. Minha opinião é que não se trata desta doenca mas também não sei nem tenho ideia do que esta acontecendo. Como saber que se trata disso se nem um exame é feito para isso. Ressaltamos que o Governo federal "diz" que disponibilizou material para coleta de exames para todo Brasil e ai não é feito este teste. Alias os exames de rotina são feitos hoje em laboratórios particulares quando o necessitado pode pagar.mas vltando a CHIKUNGUNYA como fazer o diagnóstico? Só pelos sintomas assim como dizem não saber a causa do problema que se trata de "uma Virose". Não é criticaé uma alerta pois apesar dos agentes comunitarios cumprirem seu papel acho que ja passou de uma investigação mais profunda. Um Epidemiologista visitar a cidade e ver que ta acontece. com tantas familias sofrendo desta forma. Perdoem-me. Não sou politica sou a favor do bem estar desta populaçao que vem sofrendo a muitos dias, meses. Repito não acho ser esta doença.
    Agradeço a atenção de quem se dispoe a ler meu relato e que juntem seu familiares e amigos e procurem as autoridades competentes para verificar o que acontece.Nunca vi caso igual.

    ResponderExcluir