ANUNCIANTES

Secretarias estaduais lançam plano de ação para combater mosquito Aedes aegypti nas áreas rurais da Bahia


Foi lançado, nesta terça-feira (23), o plano de ação conjunto das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Saúde (SESAB) para combater o mosquito Aedes Aegypti nas áreas rurais da Bahia, no Centro de Formação da SDR, em Itapuã. O plano foi anunciado pelo titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, que afirmou que a participação da SDR nessa atividade de combate ao mosquito será no sentido de chegar às famílias do campo. “Essa é uma questão emergencial e queremos contribuir com aquilo que o governador Rui Costa determinou, entrar no mutirão com parceria com o governo federal”.

Segundo Jerônimo, a SDR realizará diversas ações nesse sentido. “No dia 1º de março, no Instituto Anísio Teixeira, faremos uma videoconferência para todo o estado da Bahia para atingir em torno de mil agentes que serão os multiplicadores da SDR nessa campanha. Irão participar as secretarias de saúde, com seus técnicos, orientando a essas representações como proceder e conscientizar a população. Toda vez que, por exemplo, um agente extensionista for visitar uma agricultor familiar, estaremos levando nossas informações de ATER, mas também orientando essas famílias a evitar a proliferação dos mosquitos”.

O secretário listou também que, no dia 12 de março, em todos os territórios, haverá uma grande limpeza nas áreas da SDR, nos prédios, nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs), inclusive em máquinas que estão sem uso no momento. Segundo ele, no dia 19 de março, será realizada uma ação para verificar as cisternas. “Queremos conferir se os sistemas de captação de água, os reservatórios em geral, estão recebendo a devida manutenção, se estão sendo devidamente cobertos para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Será um grande mutirão de combate ao mosquito nas cisternas, aguadas e barreiros que construímos através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)”, destacou.

O secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, afirmou que essa iniciativa da SDR é muito importante para combater os focos do mosquito transmissor no interior. “A estratégia que talvez seja mais eficaz é contaminar o mosquito com uma bactéria chamada Wolbachia. O mosquito fêmea se infecta e transmite para todos os seus descendentes essa bactéria e ao acontecer isso, essa bactéria impede que a fêmea ao picar transmita o vírus. Essa é uma estratégia que estamos trabalhando para criar um exercito de mosquitos, na biofábrica que o Estado tem em Juazeiro e que será ampliada agora graças a uma iniciativa do secretário Jerônimo, que permitiu que o galpão de palmas fosse ampliado. E lá fizemos uma fábrica de larvas do mosquito, isso antecipou em oito meses essa produção e agradeço aqui em público mais essa ação da SDR”.

Karoline Meira

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR
Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR

Nenhum comentário