ANUNCIANTES

Com adesão recorde, testagem para ISTs cresceu 98% durante o São João de Senhor do Bonfim

Foto: Alexandre Rocha/Saúde GovBA

A busca pela prevenção ganhou ainda mais força nos festejos juninos de Senhor do Bonfim este ano. O estande de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), instalado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no Espaço Gonzagão, no Parque da Cidade, registrou 999 atendimentos em 2025 — um aumento de 98% em relação aos 504 testes realizados no ano passado.

Durante os cinco dias de funcionamento, iniciados em 19 de junho e encerrados na madrugada desta terça-feira (24), foram realizados exames para detecção de sífilis, HIV e hepatites B e C, com 16 resultados positivos para sífilis. Cada pessoa atendida realizou os quatro exames, totalizando 3.875 testes.

A técnica de referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis do Núcleo Regional de Saúde Norte (Juazeiro), Rosa Cristina, atribuiu os bons resultados ao trabalho estratégico de sensibilização da população sobre a importância da testagem.

“Esse é justamente o objetivo da ação: identificar e tratar o maior número possível de pessoas, alcançando um nível de prevenção que reduza, cada vez mais, os casos de infecção. O que percebemos este ano foi uma maior presença do público adolescente, e isso é muito positivo, pois mostra que os jovens estão se preocupando com a prevenção”, avaliou Rosa.

Foto: Alexandre Rocha/Saúde GovBA

A moradora de Senhor do Bonfim, Layra Kewry Neri, de 17 anos, foi uma das adolescentes que marcou presença no estande. “Foi a primeira vez que fiz, e achei uma ótima experiência. É uma ação importante para nós, adolescentes, que eu com certeza indicaria para os meus amigos”, comentou Layra.

Outra integrante do público jovem que fez questão de realizar os exames foi a soteropolitana Emilly Angélica Santos, de 20 anos. “Foi uma ótima ideia instalar o posto em uma festa, porque a gente tem a oportunidade de fazer o exame e depois curtir com a certeza de que está tudo bem ou de que temos a possibilidade de iniciar um tratamento seguro”, afirmou a foliã.

Como destacou Emilly, em casos positivos, os profissionais da Sesab estavam aptos a realizar o encaminhamento imediato para início do tratamento. Nos casos de sífilis, o tratamento pôde ser iniciado no próprio estande, com a aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil). Neste ano, entre os casos positivos, três pessoas aceitaram iniciar o tratamento no local.

Além dos testes, houve distribuição gratuita de preservativos, tanto no estande quanto por equipes que circulavam pelo Espaço Gonzagão. A iniciativa integra o conjunto de ações do Governo do Estado, que investiu mais de R$ 13 milhões para reforçar a estrutura de saúde durante o São João 2025.

Ascom Sesab

Deixe seu comentário

dsd