ANUNCIANTES

Governo investe na apicultura e fortalece agricultura familiar do Território do Sisal


A população do Território do Sisal está em festa. Nesta quinta-feira (14), o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), realizou entregas no município de Tucano que vão contribuir, significativamente, para o fortalecimento da agricultura familiar da região. O ato contou com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do diretor executivo da CAR, Wilson Dias, de lideranças e produtores da região.

Para atender mais de 1.500 famílias nos diversos segmentos da atividade apícola, foi entregue um Entreposto de Mel, cujo investimento, realizado pela CAR/SDR, mediante convênio com a cooperativa, foi de R$ 418.854,90 para a construção civil e instalação de equipamentos, através do Programa Vida Melhor, com recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza Rural – FUNCEP.

Segundo o secretário Jerônimo Rodrigues, a orientação é que haja uma interiorização das políticas. “Quando falamos de interiorização estamos tratando do fortalecimento da área social, da economia dos Territórios e, evidentemente, de uma forte relação entre o governo federal e os municípios. Essa ação do mel é exemplo muito claro disso”, afirmou.

Para Rodrigues, além de auxiliar os produtores na parte de produção, há uma atenção especial com a comercialização. “A venda do produto é quem faz o coroamento de todo o nosso exercício de assistência técnica, de produção, distribuição de mudas e de acesso a crédito. É ali que a gente vê o nosso serviço consolidado para a agricultura familiar”, explicou.

Segundo o diretor executivo da CAR, Wilson Dias, o empreendimento, que será gerido pela Cooperativa dos Apicultores de Tucano (Cooapit), tem previsão de comercializar mais de 360 toneladas de mel por ano. "Essa estrutura permitirá o aumento da produção, melhorando a qualidade dos produtos e impactando diretamente na geração de emprego e aumento de renda desses produtores".

Destaque nacional - Segundo dados do IBGE, a Bahia ocupa o 6º lugar na produção nacional e é o 1º na região Nordeste. Hoje, são 10 mil apicultores, oriundos da agricultura familiar, cadastrados no Plano de Desenvolvimento da Apicultura do Estado da Bahia. O Território do Sisal de destaca nesse cenário pela quantidade de apicultores que se dedicam a atividade, volume de produção, desenvolvimento tecnológico e infraestrutura.

A produção da Cooapit representa 90% do total de produção do Território do Sisal. São atualmente 900 cooperados, em 15 municípios do Território do Sisal e, vinculadas à cooperativa, já existem 13 Casas do Mel, todas construídas ou recuperadas nos últimos quatro anos pela CAR e pela Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF).

A ação faz parte da estratégia do Plano Estadual de Fortalecimento da Apicultura, lançado em 2012, através do qual, além das Casas do Mel e Entrepostos, o estado tem proporcionado assistência técnica aos apicultores nas propriedades rurais e aos gestores das unidades agroindustriais em parceria do Sebrae.

O presidente da Central de Cooperativas dos Apicultores da Bahia (Cecoapi), representante de todos os apicultores beneficiados, Francielio da Silva Maceso, contou com satisfação a mudança na vida dos associados. “O entreposto antes não existia, era só uma casinha de mel que fazia extração do produto das colmeias e vendíamos nosso mel para atravessadores, mas agora com as novas instalações e recursos disponibilizados vai ser possível agregar valor ao nosso produto”.

Mais desenvolvimento - Na oportunidade, também foi entregue a Coapit o registro de inspeção dos produtos do entreposto e, em conjunto com a SDR, a CAR e Sebrae, foi formalizado um aditivo do programa de implementação de projetos de apoio à produção das agroindústrias atendidas pelo Vida Melhor, beneficiando 220 mil unidades familiares da região.

A SDR/CAR entregou, ainda, cinco motocicletas à Coapit, um investimento de R$ 45 mil, para que os agentes comunitários de apicultura (ACAs) prestem serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos cooperados da instituição. Também, foram entregues 30 barracas de feira, que serão disponibilizadas aos agricultores familiares da região.

Apoio à cadeia produtiva do caju

O evento também foi marcado pela entrega de 30 mil mudas de cajueiro anão precoce integrando as ações de apoio à cadeia produtiva do caju, em parceria com a Fundação Banco do Brasil na Região Nordeste do Estado. A ação envolve 15 municípios da Região Nordeste da Bahia, beneficiando 750 agricultores familiares associados da Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (COOPERACAJÚ). Durante a solenidade, a SDR/CAR assinou ainda um convênio para aquisição de cinco máquinas automotiva de corte de castanha de caju.

Ascom SDR/CAR

Nenhum comentário