ANUNCIANTES

FUTURO MUSEU DO VAQUEIRO EM SANTA ROSA DE LIMA - JAGUARARI


Meu nome é Danilo Rodrigues da Silva, sou do Distrito de Santa Rosa de Lima à 44 km de Jaguarari – BA. Desde meus 07 anos de idade dei início a uma coleção de peças e utensílios antigos. Moro no centro da caatinga do nordeste baiano onde percorri por mais de 60 fazendas à cavalo ou à burro a procura desses objetos. Após participar de uma feira cultural em 1997 na nossa cidade Jaguarari aos meus 11 anos de idade, um desejo muito forte pela cultura e preservação da nossa história foi despertado em mim e após ter juntado por mais de 10 anos um grande número de relíquias e despertado em nosso povo uma curiosidade sadia por este trabalho, veio a mim a idéia de montar um museu em nossa terra.

Em janeiro de 2008 fui à São Paulo pois já havia batido em várias portas sem êxito. Ao estar em São Paulo deparei-me com outro mundo onde enfrentei dificuldades que ao tempo me incentivaram e me deram coragem para que minha esperança não morresse. Agradeço a Deus pois apesar de tudo que passei tive minhas vitórias:

Primeiramente o apoio moral do Museu Barão de Mauá da cidade de Mauá e do Museu Histórico da cidade de Santo André, onde sempre fui bem acolhido. A segunda vitória foi a entrega de uma carta ao ex Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de setembro de 2008 num eventual comício na cidade de Mauá, tendo após 20 dias um rápido retorno; recebi uma correspondência diretamente do Gabinete Pessoal da Presidência da Republica acusando o recebimento de minha carta e que estariam encaminhando meu pedido de apoio ao Ministério da Cultura no qual me solicitaram um projeto. Até ali eu não estava acreditando no que estava acontecendo, mas, voltando a realidade eu não tinha o projeto e precisava voltar a Bahia para recolher dados precisos a serem inclusos no projeto de acordo com a museóloga Suzana Cecília do Museu Histórico de Santo André. O problema é que minhas condições em São Paulo não eram das melhores e voltar a Bahia naquele momento era impossível.

Em janeiro de 2010 sair de férias do meu trabalho e pude retornar a Bahia tendo o inesperado convite de fazer parte da Associação dos Vaqueiros e Criadores de Santa Rosa de Lima. Aceitei o convite confiante, o sonho do museu agora também faz parte de uma Entidade séria e competente.

Solicitamos da Prefeitura a doação do Mercado Municipal de Santa Rosa de Lima que estava desativado para transformarmos numa Instituição Museológica e fomos graciosamente contemplados pela Câmara Municipal de Jaguarari que aprovou a indicação de doação do mesmo na sala das Sessões em 01 de setembro de 2010.

Depois de muita luta conseguimos definitivamente a concessão do direito real de uso do mercado, com vigência de 30 anos prorrogáveis por igual período assinado e sancionado pelo prefeito no dia 10 de dezembro de 2013.

A luta continua, precisamos agora adequar o espaço e suas instalações para que o sonho do Museu do Vaqueiro se torne realidade. Muito já tenho feito, já tenho ido tão longe e tem horas que me sinto cansado, desgastado, mas o potencial de nossa cultura é mais forte e não me deixa desistir. Um abraço..




DANILO RODRIGUES DA SILVA 
(74) 9956-1847 
dan_tour@hotmail.com

Apoio cultural: Portal Jaguarari.com

4 comentários:

  1. Grande Danilo a comunidade vai agradecer bastante seu esforço !!

    ResponderExcluir
  2. comentários de Douglas
    meu amigo Danilo, meus parabéns por vc lutar a vida toda em busca de histórias que marcaram a região de santa rosa de lima e proximidades, deus te abençoe e te de forças para que vc possa cada vez mais lutar por maiores conquistas na tua vida.

    ResponderExcluir
  3. DINHA ( R do Engenho)23 de julho de 2014 às 15:28

    ,Parabéns Danilo pela iniciativa e vontade de fazer o melhor para a população.
    Que DEUS o abençoe.
    Dinha

    ResponderExcluir
  4. É para se refletir ! Força nesse trabalho árduo e gratificante, sucesso sempre e que o Museu do Vaqueiro seja um marco na história desse município e possa influencia as gerações futuras.

    ResponderExcluir