ANUNCIANTES

Populares “queimaram o Judas” neste sábado de aleluia em Jaguarari


Após a missa realizada na Igreja São João Batista da sede de Jaguarari, na noite deste sábado de aleluia (19/04) populares foram chamados para acompanhar a tradicional queima ou malhação de Judas, porém, em Jaguarari não era realizada há muitos anos.

Para retomar a tradição, populares resolveram colocar um boneco enforcado simbolizando o Judas que recebeu até nome dos organizadores “Procópio Tibúrcio” da cidade de Pau Grande cidade essa também fictícia, recheada de bombas juninas, o Judas demorou de queimar secando vários frascos de álcool, com muito insistir Judas resolver pega fogo para a satisfação do público.

História da Malhação do Judas 

Segundo o site Wikipédia, a Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia.

Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os bonecos em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.

Portal Jaguarari






Um comentário: