ANUNCIANTES

Populares tentam resgatar antigos carnavais em Jaguarari


Há muito tempo que a cultura carnavalesca em Jaguarari está em baixa, depois do falecimento do anfitrião deste tipo de evento na cidade em 2004, o famoso “Chora” o carnaval de Jaguarari nunca mais foi o mesmo, falta de organização, violência e entre outros motivos a cultura foi morrendo junto com o “Chora”.

O boi do chora que já desfilava pelas ruas de Jaguarari a dezenas de anos de uma hora para outra acabou deixando um vazio imenso na cultura do município, como já citado a cima depois da morte de “Chora” o carnaval ainda continuo sendo realizado mais não tinha o mesmo brilhantismo de anos anteriores, que chegava arrastar centenas de pessoas pelas ruas, depois foi descaindo onde não conseguia chamar ao menos cinquenta pessoas.

Com a entrada do novo prefeito, Antônio Nascimento o carnaval de Jaguarari foi instinto e uma tradição de muitos anos simplesmente acabou no ano de 2009, motivos não se sabe, indignado com a quebra da tradição do Boi do Chora, um homem chamado Natan reuniu meia dúzia de garotos e em 2010 e colocou o boi na rua, ainda que fosse diferente de anos passados o carnaval voltava a ser comemorado na cidade e que nós anos seguintes foi crescendo um pouco, e as tardes de carnavais voltavam ser alegres em Jaguarari, com os famosos caretas, a guerra de maisena e claro o Boi do chora.

Neste ano de 2014 os populares principalmente jovens resolveram colocar o bloco nas ruas, mais um pequeno detalhe uma pouquíssima divulgação, atraia cerca de trinta pessoas na noite de quinta-feira (27/02) e sexta-feira (28/02) mais mesmo com poucas pessoas assistiam-se as pessoas mais empolgadas com o carnaval e dando-se mais valor a cultura local.

Neste domingo os populares retornavam a tentar continuar a tradição, mas uma vez faltou divulgação do evento atraso na saída dos blocos os Mascarados que tinha como horário as 13hs mais só saiu ás 15hs o mesmo aconteceu na rua das flores o bloco do Boi do Chora atrasou e saiu por volta das 15h: 30min, onde os mesmos se encontraram na lanchonete Central e daí os dois blocos unidos saíram pelas ruas tentando resgatar um pouco da bela tradição do Boi do Chora.
Zé de Souza destacou, que a cultura do carnaval em Jaguarari não pode morrer, e parabenizou o Portal Jaguarari pela cobertura do evento.
Após percorreram boa parte da cidade os blocos voltaram até a Lanchonete Central onde um show com o grupo Pegada do Malandro era esperado, e aí que as pessoas sentem o interesse das pessoas, o Secretario de Agricultura, seu Zé de Souza apoiou e patrocinou esse simples show para divertimento dos populares presentes, com isso possa ser que o carnaval esteja de volta à cidade de Jaguarari, só precisa mais um pouco de interesse dos comerciantes locais, autoridades e a população em geral, lembrando mais uma vez mesmo não tendo como sua área a Cultura do município o secretário Zé de Souza assumiu a causa e colocou o bloco na rua fazendo o divertimento de dezenas de pessoas neste domingo de carnaval.

Na terça-feira de carnaval é previsto a saída mais uma vez dos blocos os mascarados com homens vestidos de mulher e mulher vestidos de homem saída da Lanchonete Central, e também a saída do Boi do Chora, lembrando que haverá show da Pegada do Malandro logo após os desfiles, e só pra não esquecer quem seja que esteja à frente deste evento divulguem chamem o povo para ruas para que eles possam se divertir e relembrar grandes momentos.

Portal Jaguarari
Fotos: João Carvalho/Portal Jaguarari































Pegada do Malandro fez seu trabalho mais a falta de divulgação deixou a praça praticamente vazia.

Um comentário:

  1. Caro colega voce se equivocou na escrita do seu texto no lugar que se escreve trinta e trezentos, para conferir veja as fotos que estão rolando no facebook e para relembrar voces mesmo colocaram em outra materia que nos dias quinta-feira (27/02) e Sexta Feira (28/02). centenas de jovens percorreram várias ruas da cidade ao som de marchinhas de carnaval finalizando no calçadão......

    ResponderExcluir