ANUNCIANTES

VIVO / TELEFONICA : Campus Party Brasil‏



Telefônica Vivo leva 4G e testa dispositivos com plataforma Firefox OS na Campus Party 2013


- Juntamente com Mozilla e Facebook, a empresa premiará desenvolvedores de aplicativos móveis para a plataforma Firefox OS, que será lançada ainda em 2013

- Aparelhos e conexão 4G estarão disponíveis para experimentação; campuseiros terão à disposição banda larga de 30 Gbps

- Empresa mostra, por meio de atividades participativas, como a tecnologia pode ajudar o meio ambiente

- Criador do termo “Nativo Digital”, Mark Prensky fará palestra magistral a convite da Fundação Telefônica Vivo, que lança desafio sobre empreendedorismo social


São Paulo, 29 de janeiro de 2013 – A interatividade em torno de ações inovadoras, empreendedoras e sustentáveis será a marca da atuação da Telefônica Vivo nesta 6ª edição da Campus Party Brasil, que acontece entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, no Parque Anhembi, em São Paulo. Mais uma vez, a empresa é a principal patrocinadora do evento já considerado o maior acontecimento de inovação, criatividade, entretenimento digital e tecnologia em todo o mundo.

Responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações, a Telefônica Vivo oferecerá uma capacidade de conexão de 30 Gbps aos campuseiros e, pela primeira vez, irá disponibilizar a tecnologia 4G de ultra banda larga para celulares em São Paulo. Aparelhos 4G estarão no estande para interessados em experimentar a conexão.

“Conectividade, confiabilidade e inovação é o que vamos mostrar nesta CampusParty para que o público vivencie a melhor experiência em conexão à Internet”, afirma Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil. “Além disso, queremos que os campuseiros exercitem sua criatividade e explorem ao máximo todas as possibilidades do mundo digital”, resume o executivo.

Firefox OS

Uma novidade da 6ª edição da Campus Party são os dispositivos móveis para desenvolvedores de aplicações para o sistema operacional Firefox OS, fruto de parceria entre a Telefónica Digital e a Mozilla. Os celulares foram concebidos pela empresa espanhola Geeksphone e os aparelhos são importantes para assegurar a preparação de um ecossistema propício ao lançamento comercial dos primeiros smartphones com a plataforma aberta Firefox OS, ainda em 2013.

Com estes aparelhos, a Telefônica Vivo irá lançar aos campuseiros o Concurso de Desenvolvimento Firefox OS, cujo desafio é justamente a criação de aplicações móveis para a plataforma que funciona sobre HTML5. A iniciativa, que tem como parceiros Mozilla e Facebook, prevê a oferta de vários dispositivos da Geeksphone aos desenvolvedores para testarem a solução e criarem novos aplicativos.
O Facebook dará suporte aos participantes para que possam aplicar as múltiplas funcionalidades disponíveis na rede social em seus projetos. Haverá engenheiros da empresa para consultoria e a realização de palestras sobre o Facebook e a plataforma Firefox OS.
Entre os critérios de avaliação para a premiação estão a integração das facilidades das duas plataformas na criação do aplicativo, sua utilidade e usabilidade. Os três vencedores ganharão smartphones, sendo que o primeiro colocado participará de entrevista com engenheiros do Facebook e irá conhecer o dia a dia do trabalho na empresa.
Outro concurso para o desenvolvimento de aplicativos móveis será o 3º Vivo Hackathon, que terá como tema “Cidades Inteligentes”. Neste caso, o desafio será a construção de soluções móveis inovadoras para os problemas das grandes metrópoles.
De olho no empreendedorismo

A aceleradora global Wayra também estará na Campus Party. Wayra é uma iniciativa da Telefónica com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo na América Latina e Europa na área de Internet e das novas Tecnologias Informação e Comunicação (TIC). Neste ano será promovido um desafio, o Wayra Contest, dirigido aos campuseiros, cujo objetivo é revelar empreendedores digitais que desenvolvam ideias de negócios ou aplicativos tecnológicos.

As inscrições serão realizadas entre os dias 29 e 31 de janeiro. No dia 2 de fevereiro, junto a um corpo de jurados, os campuseiros ajudarão a escolher ostrês melhores projetos, que ganharão smartphones como prêmios. O 1º lugar também ganhará uma semana na academia Wayra para realizar contatos e trocar experiências com os outros projetos incubados, assim como terá seu projeto avaliado pelo Wayra para participar da próxima convocatória de startups.

Antes da abertura das inscrições, no dia 29 à noite, os interessados poderão assistir a um talk show com dois empreendedores da Wayra- Qrânio e ProDeaf - para contar aos campuseiros o que o concurso agregou em seus projetos.

Em outra ação, a Spotwish (http://spotwish.com.br/go/), uma das startups aceleradas pela Wayra Brasil, lançará oficialmente na Campus um aplicativo de uso “passivo”, que ativa o usuário conforme sua geolocalização, considerando seus gostos e interesses pessoais.

Sustentabilidade em um ambiente lúdico e outras ações

A empresa lança na Campus o selo “Keep Geeking”, em sintonia com a cultura dos campuseiros. Em todos os espaços da Telefônica Vivo - seja na Arena ou na área Expo - estão previstas ações que permitirão aos visitantes interagir com os mais recentes lançamentos da empresa, participar de jogos, desafios e concursos. Várias das atividades contribuirão para reduzir a emissão de carbono.

“Queremos também nesta edição da Campus Party imprimir a marca da sustentabilidade, que é uma grande preocupação da empresa em sua prática diária”, ressalta Valente. Além de gerar energia limpa, por meio de placas solares, para alimentar os estandes da empresa, serão promovidas ações de reciclagem de lixo e de celulares. Em outra frente, baterias serão recarregadas a partir do movimento de usuários de bicicleta pedalando.

A Telefônica Vivo aproveita a presença na Campus Party para demonstrar o Vivo Play - que é o mais novo aplicativo para acesso a conteúdos de entretenimento via web - e o Vivo Fibra, que é a ultra banda larga fixa da empresa. O público visitante poderá degustar os produtos no estande montado na área Expo, que é de livre acesso. Haverá cabines de experimentação e, à noite, serão exibidos filmes da biblioteca de conteúdos do Vivo Play no Cubo de Conteúdo, um espaço dentro do estande da área Expo.

A companhia criou um ambiente lúdico e interativo no espaço Lounge Campuseiro na Arena da Campus. Ali, haverá concurso com jogos mobiles que estão disponíveis na loja Vivo on-line; a instalação de uma divertida vending machine com código a ser decifrado para a liberação dos snacks; e ping-pong para ser jogado com o celular.

Outra atração especial é o OVNI, espaço onde está instalada toda a infraestrutura necessária para prover toda a conexão de 30 Gbps, além da infraestrutura móvel para os serviços 2G, 3G, 3G+ e LTE (4G). A telefônica contou com o apoio das empresas parceiras PadTec, Seicom, Nesic e Delta para montagem e operação de toda esta infraestrutura.

Agenda da Telefônica Vivo na Campus Party Brasil

DIA
HORÁRIO
PALESTRA
PALCO
29/01
10H00
Firefox OS - Web é a plataforma
PITÁGORAS
29/01
11H00
Atividade FT - Social Good, Uso de tecnologias para mobilização e engajamento da sociedade
PRINCIPAL
29/01
11H15
Dados abertos e o Radar Parlamentar
SÓCRATES
29/01
17H
Cidades inteligentes – Green Tech Sustentabilidade
(Participação de Luciano Alakija, responsável global pela Telefônica Digital)
GALILEU
29/01
17H15
Aceleradoras: quando e por que seu projeto precisa delas
HYPATIA
29/01
17H30
Tornando sua integração social (de verdade!)
PITÁGORAS
29/01
19H
Marc Prensky
PRINCIPAL
30/01
14H30
Bioconstruções - Green Tech Vivo Sustentabilidade
GALILEU
30/01
11H15
Empreendedores X educação (participação do CEO do Qranio)
TBD
31/01
14H30
Gaia - Conhecendo um pouco da interface gráfica do Firefox OS
PITÁGORAS
31/01
TDB
Mesa – British momento (participação Carlos Pessoa)
TBD
31/01
17H30
ZarynDentzel - Tuenti
PRINCIPAL
01/02
17H30
Tecnologias para acessibilidade
PITÁGORAS
01/02
20H30
Energia renováveis para dispositivo móveis (siliconreef)
GALILEU
02/02
14H30
FT – Jovens Transformadores: mudando o mundo através da tecnologia
PRINCIPAL

Telefônica|Vivo
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 3430-7020




Telefônica Vivo promove ações sustentáveis
na Campus Party Brasil 2013

- Empresa apresenta o Vivo Monitoramento Remoto durante a demonstração da reciclagem do lixo coletado no evento

- Estande da companhia será alimentado também com energia limpa

- Vivo Hackathon desafia campuseiros a desenvolver aplicativos sob o tema “Cidades Inteligentes”


São Paulo, 29 de janeiro de 2013 –A Telefônica Vivo promove este ano uma Campus Party mais sustentável do ponto de vista ambiental. Nesta edição de 2013, pela primeira vez, haverá coleta seletiva de lixo e geração de energia solar. O objetivo será mostrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada na redução dos gases de efeito estufa e nos impactos ao meio ambiente.

A empresa vai apresentar, durante a ação que desenvolveu para a coleta seletiva e reciclagem do lixo gerado no evento, o Vivo Monitoramento Remoto, produto que chegará ao mercado neste semestre. Três dos 60 pontos de coleta contarão com o sistema, que permite a transmissão ao vivo e via Internet para telas de computador ou celular, de imagens captadas por câmeras. Nesse caso, as câmeras estarão focando o processo de reciclagem, em tempo real, de uma cooperativa parceira. A ideia é mostrar que os resíduos estão tendo a destinação correta.

As imagens captadas também têm o objetivo de estimular os frequentadores do evento a fazer a separação dos seus resíduos, facilitando a reciclagem. Haverá, em cada ponto, uma lixeira para o lixo úmido (não reciclável) e outra para o seco (reciclável).

Para estimular a criatividade e o empreendedorismo social, será promovido um concurso para o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma para dispositivos móveis, o 3º Vivo Hackathon, sobre o tema “Cidades Inteligentes”. O mote é a construção de soluções inovadoras via smartphones e tablets para os problemas das grandes metrópoles. Os participantes poderão desenvolver produtos para questões como mobilidade urbana, reciclagem de lixo, trânsito, acessibilidade, entre outros. Os três melhores aplicativos receberão smartphones e prêmios em dinheiro, nos valores de R$ 4 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente.
                                                                                       
A Telefônica Vivo vai realizar, ainda, parte do abastecimento de um dos estandes da empresa no evento com energia limpa, a exemplo do que foi feito na Campus Party  Recife, em julho passado. Para isso, seis painéis de energia solar com potência média de 800 watts, suficientes para alimentar até 33 lâmpadas fluorescentes, foram instalados no Anhembi.

Ações nos estandes

No estande da área Expo, a empresa realizará uma edição do programa “Recicle seu Celular”. Ali, haverá uma urna para o visitante depositar aparelho celular em desuso. Ao fazê-lo, ele ganha um “feijão mágico”, cuja planta nascerá com a marca Vivoe ainda poderá paarticipar de um concurso cultural que premiará o criador da  melhor frase com os termos “Campus Party” e “Recicle Seu Celular” com um smartphone. A companhia também fará a reciclagem das lonas dos banners usados na Campus Party, em parceria com o projeto Arrastão, de Campo Limpo.

Dentro da Arena, a Telefônica Vivo vai promover ações ligadas ao tema da sustentabilidade ambiental no espaço Keep Geeking, o lounge dos campuseiros. Uma delas será a colocação de duas bicicletas que, ao serem pedaladas, recarregam baterias dos celulares.

Em um estande dedicado a soluções M2M (tecnologia máquina-máquina), a empresa fará demonstração do Control Power Pack, um aplicativo de gestão de energia. Os participantes que conseguirem responder as perguntas e desligar corretamente os eletrodomésticos que mais consomem energia ganharão uma pipoca, que será feita na hora no microondas. Outro destaque será o Vivo Clima, um sistema de monitoramento climático, que funciona a partir da instalação de pluviômetros em antenas de celulares junto com o equipamento M2M. O sistema é capaz de fornecer informação em tempo real sobre as condições de chuva em determinada região.

A Telefônica Vivo vai, ainda, levar um grupo de deficientes visuais ligados ao CPC – Centro de Prevenção à Cegueira, da cidade de Americana, no interior paulista, para conhecer o evento no dia 1 de fevereiro, quando acontece o debate “Tecnologias Acessíveis”, organizado pela empresa. Farão parte da mesa Reinaldo Ferraz, da W3C Brasil; Claudinei Martins, do CPqD; João Paulo Oliveira e Flavio Almeida, da Proativa Soluções; e André Herculano dos Santos, da área de Sistemas da Telefônica Vivo, que é deficiente visual.

A empresa foi responsável pela curadoria das palestras GreenTech, indicando temas e palestrantes da grade de apresentações. Além da discussão sobre tecnologias acessíveis, haverá outros três debates, sobre Construções Sustentáveis, Cidades Inteligentes e Energia Alternativa, e um workshop sobre reciclagem de celulares.

Compromisso global

A Telefônica Vivo utiliza fontes de energia limpa para abastecer mais de cem prédios da empresa, entre eles as centrais telefônicas, Centro de Supervisão de Rede e prédios administrativos. A empresa investiu cerca de RS$ 2,5 milhões em 2012 para migrar o volume de unidades consumidoras para, assim, reduzir emissões de gases de efeito estufa e impactos de sua operação ao meio ambiente. A Telefônica assumiu, em junho de 2008, o compromisso global de combate às mudanças climáticas. Uma de suas metas é a redução de 30% do consumo energético em todas as redes de telecomunicações (medido em quilowatt-hora por terminal equivalente), desde 2007, e em 10% nos escritórios (em kWh por colaborador) até 2015.

Em 2012, a Telefonica Vivo passou a integrar o grupo da oitava carteira – composta por  37 empresas - do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. A conquista reflete o seu compromisso com a sustentabilidade, bem como a trajetória que a empresa tem trilhado de melhores práticas de governança corporativa, responsabilidade ambiental e respeito às comunidades



Telefônica|Vivo
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 3430-7020



Nenhum comentário