GUARDA MUNICIPAL NA BAHIA, PROFISSÃO DE ALTO RISCO

A Bahia vem se destacando nos últimos anos em termos de mobilização de Guardas Municipais em busca de suas melhorias, estruturação, da organização legal, comando das GM´s e realização de diversos eventos relacionados a segurança pública municipal. Porém infelizmente ultimamente também tem se destacado em outra área: Assassinato de Guardas Municipais. Até então não se tinha dados concretos sobre mortes destes agentes no estado baiano, e a Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM, fez um levantamento pesquisando através de vários sites de notícias deste estado nordestino e conseguiu constatar que nos últimos 3 anos, de 2010 à 2012, teve uma aumento bastante expressivo no número de óbitos por assassinato.
Os motivos são diversos, e os crimes ocorrem tanto em serviço como também fora dele. Mesmo sendo o estado que ainda não possui nenhuma GM oficialmente armada nas ruas, a Bahia conseguiu superar no ano de 2012 o estado de São Paulo, que no segundo trimestre do ano passado teve uma serie crise de violência onde o número de agentes de segurança pública aumentou drasticamente. Enquanto São Paulo registrou 9 (nove) assassinatos de GM´s a Bahia registrou 10 (dez) em 2012.

Neste ano de 2013 já começaram a aparecer os primeiros assassinatos de guardas pelo Brasil, o primeiro aconteceu em Recife, onde o guarda municipal de Vitória de Santo Antão/PE que estava visitando familiares foi morto e no segundo caso o guarda municipal de Campos/RJ foi assassinado a facadas dentro de sua residência. Recomendamos aos demais colegas que façam um levantamento nos demais estados para que possamos termos maiores dados em relação a mortes de guardas municipais em todo o território brasileiro.
Fonte: FEBAGUAM
GUARDA MUNICIPAL DE CAMPOS (RJ) É ASSASSINADO A FACADAS DENTRO DE CASA

Segundo colegas de farda, Cláudio havia trabalhado na noite da última sexta-feira (18) na segurança do Cepop. Eles teriam dado falta de chaves que estavam com ele e foram procurá-lo em casa. Estranharam o fato de ninguém atender aos chamados e o portão estar trancado. A polícia foi acionada por volta das 15h. Quando chegou ao local, encontrou Cláudio esfaqueado e já morto, no segundo andar da casa. Foram cerca de sete marcas de facas.
A vítima foi vista ainda na madrugada deste sábado (19) com um outra pessoa em um bar no mesmo bairro. Familiares disseram que não conhecem o homem que estaria acompanhando o guarda. Policiais Civis estiveram no local e vizinhos se aglomeraram na rua. O assassinato chocou os amigos da vítima. Segundo a Polícia Civil, o corpo do Guarda Municipal ainda está no local do crime. A polícia está investigando o caso.
Fonte: G1 Norte Fluminense
GUARDA MUNICIPAL GOIÂNIA (GO) DESARMADO LEVA TIRO DE INTERNO DE CASA DE ACOLHIDA DA PREFEITURA

E ainda tem quem pergunte: "para que a Guarda armada?"
Um homem de 24 anos foi preso na sexta-feira (18) após atirar contra um guarda municipal, dentro da Casa de Acolhida Cidadã, no Setor Campinas, em Goiânia-GO. De acordo com a vítima, ele e outros colegas foram acionados para comparecer na unidade, pois um grupo estava fumando pedras de crack no local. “Quando entramos na unidade ele já pegou a faca e, quando tentamos fazer a abordagem, ele pegou a arma e efetuou o disparo que pegou de raspão na minha mão”, conta Rogério Sarmento, que teve apenas ferimentos leves.
De acordo com a Agência da Guarda Municipal de Goiânia (AGMGO), com o suspeito foi encontrado um revólver calibre 38, duas munições, uma faca, cachimbo e porções crack. Ele foi encaminhado para o 5º Distrito Policial (DP), onde prestou depoimento e aguarda decisão da Justiça.
Insegurança
Colegas do guarda atingido de raspão reclamam da fragilidade da Guarda Municipal. “É difícil combater arma de fogo com taser (arma a de choque). Além disso, atualmente a Guarda possui apenas 20 coletes a prova de balas para atender mais de 1,2 mil homens”, lamenta o guarda Markley Soares.
Comanda da Guarda Municipal informou que já enviou um projeto para a Secretaria Nacional de Segurança Pública solicitando verbas para serem usadas aquisição de novos equipamentos de segurança. Em relação sobre o possível uso de armas de fogo, o órgão informou que já está em fase final a concretização de um convênio entre Polícia Federal e a prefeitura para o início dos treinamentos que permite a utilização desses equipamentos.
Além disso, o comandante da AGMGO afirmou que irá reforçar a segurança na Casa de Acolhida do Setor Campinas. “Iremos reunir com a diretoria da Casa de Acolhida para garantir melhor segurança no local. Estamos fazendo parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil para garantir um serviço de mais qualidade para a população”, ressalta João Augusto de França Neto.
Fonte: G1
Veja essa notícia completa e muitas outras na página da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM, através do link: http://www.febaguam.blogspot.com.br
Nenhum comentário