ANUNCIANTES

Codevasf repovoa rio São Francisco com espécies nativas durante Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo‏


O rio São Francisco receberá cerca de um milhão de peixes juvenis de espécies nativas da bacia durante a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, em Alagoas. O peixamento será realizado no domingo (13), a partir das 11 horas, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo. A soltura dos peixes será realizada na calha do rio São Francisco em Penedo a partir de uma balsa e com o auxílio da população local às margens do “Velho Chico” em um ponto próximo ao porto principal da cidade.

Os peixes que serão inseridos no rio São Francisco no domingo são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico e científico da Codevasf situado no município de Porto Real do Colégio. O Ceraqua São Francisco desenvolve projetos científicos e tecnologia nas áreas de recursos pesqueiros e aquicultura para aplicação na ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, executado pela Codevasf.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, serão introduzidos peixes juvenis das espécies xira, piau, matrinxã e piabas. “O peixamento realizado pela Codevasf já é tradição durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo. Pretendemos colocar aproximadamente um milhão de peixes nativos no São Francisco. Essa iniciativa integra as ações de repovoamento da bacia do São Francisco com espécies nativas produzidas em nosso Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Sob as bençãos de Bom Jesus dos Navegantes, o Governo Federal leva mais vida a nosso 'Velho Chico' para proporcionar à população o pescado que gera renda e segurança alimentar”, afirmou. 

Realizados em diversos pontos do rio São Francisco, seus afluentes e lagoas marginais, segundo o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, José Augusto Nunes, os peixamentos realizados pela Companhia constituem-se não somente em ações de repovoamento, mas também numa iniciativa de educação ambiental e social que tenta recompor os laços das populações ribeirinhas e não ribeirinhas com esse importante recurso hídrico brasileiro.

Ascom Codevasf
Crédito da foto: Divulgação/Codevasf

Nenhum comentário