ANUNCIANTES

Reitor visita Prefeitura de Senhor do Bonfim e participa de audiência pública na Câmara Municipal‏

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), professor Julianeli Tolentino de Lima, esteve na tarde de ontem (23) na sede da Prefeitura de Senhor do Bonfim (BA), onde se reuniu com o prefeito Paulo Machado, o vice-prefeito, Aurélio Soares e com assessores do executivo municipal. Na ocasião Paulo Machado falou da importância da aproximação da Univasf com a sociedade civil, enfatizando a presença da universidade no município. “Esta é a primeira vez que o reitor de uma universidade vem à Prefeitura”. Na ocasião, o reitor Julianeli Tolentino convidou o prefeito Paulo Machado para um próximo encontro de trabalho, em Petrolina (PE). Após a reunião, Paulo Machado e Julianeli Tolentino participaram de audiência pública, na Câmara de Vereadores sobre ‘O papel da Univasf no desenvolvimento regional’.

A pauta mobilizou gestores de educação, professores, representantes estudantis e de movimentos sociais que compareceram à audiência. O interesse em debater propostas para expansão da universidade no município, também reuniu outras lideranças, entre as quais, o secretário de Educação de Jaguarari, José Antonio, a representante do Movimento dos Trabalhadores Assentados e Acampados da Bahia - Ceta -, Marivânia de Jesus e o diretor da Regional de Educação e Cultura (Direc 28), Helder Amorim. A tribuna foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João Carlos Bernardes (Biro-Biro), prefeito Paulo Machado, reitor Julianeli Tolentino de Lima, vereadores Gustavo Miranda e Gilberto Peres. Também estavam na tribuna, o representante da OAB, Antonio Campos, o chefe de Gabinete da Univasf, professor Edmilson dos Santos e o coordenador do Colegiado do curso de Ciências da Natureza em Senhor do Bonfim, professor Anilson de Souza.

Em seu pronunciamento, o reitor da Univasf reafirmou o compromisso da universidade em estabelecer canais de diálogo com a sociedade. Falou sobre a implantação de novos cursos e disse que a ampliação da oferta de graduação deverá ser construída em torno de um projeto coletivo. O reitor também afirmou que o campus de Senhor do Bonfim já tem estrutura para funcionamento de outras graduações, ressaltou a necessidade do engajamento das lideranças políticas para a captação de recursos que viabilizem a expansão e consolidação do campus, a inserção de programas de mestrado e doutorado, o fortalecimento da pesquisa científica e da qualificação profissional.

De acordo com o prefeito Paulo Machado, o município de Senhor do Bonfim, apresentou à Univasf, em 2006, um projeto de prospecção de novos cursos, onde são citados Engenharia de Minas, Medicina Veterinária, Administração, Administração, Direito, Ciências Sociais e Turismo. A cópia do documento que foi entregue ao reitor Julianeli pelo prefeito Paulo Machado foi apresentada na audiência. De posse do documento, Julianeli disse desconhecer o projeto e garantiu que tomará as providências que competem à Reitoria para por em pauta a respectiva proposta. “Tenha certeza prefeito, vereadores, todos os presentes, que nós vamos dar crédito a esse documento”, ratificou o reitor.

O fortalecimento das licenciaturas foi defendido pelo titular da Direc 28, Helder Amorim. Segundo o diretor, os próximos editais de concursos públicos da Secretaria de Educação deverão incluir a formação em Ciências da Natureza nas seleções de docentes do ensino básico e fundamental. A medida, além contemplar a reivindicação de professores e estudantes do curso, atende à proposta apresentada pela Reitoria da Univasf como forma de valorização profissional e da formação acadêmica.
Outros eixos temáticos envolveram, ainda, extensão universitária, através de cursos voltados aos trabalhadores do campo, formação complementar para de agentes de saúde, qualificação de servidores públicos, formas de acesso dos estudantes da região nas instituições de ensino superior locais e a inserção do Hospital Regional como campo de estágio e de residência médica.

O campus de Senhor do Bonfim, foi aberto em 2009, onde funciona o curso de Ciências de Natureza, através do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Outros 20 cursos de graduação da Univasf funcionam nas cidades de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e São Raimundo Nonato (PI).

Klene Barreto de Aquino ascom Univasf / foto : ascom Bonfim

Nenhum comentário