Sedes vai implantar 3,7 mil cisternas no Piemonte Norte do Itapicuru

As cisternas de consumo contam com capacidade para armazenar 16 mil litros de água captados diretamente do telhado das residências nos períodos de chuva. Desta forma, ela permite o abastecimento humano (água para beber, cozinhar e higiene bucal) durante os meses de estiagem – normalmente oito meses – a uma família de 5 pessoas, considerando que cada pessoa gasta, em média, 14 litros de água por dia.
Produção – Também este ano, a Sedes vai implantar o Projeto Mais Água. Serão construídas tecnologias sociais de captação de água da chuva para produção, em propriedades rurais. São cisternas de produção, barragens subterrâneas, aprofundamento de barragens, tanques de pedra, bombas populares, entre outras. Essas medidas serão aplicadas para articular as ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional; infraestrutura hídrica e de abastecimento público de água; regulação do uso da água; saúde e meio ambiente.
Ações emergenciais – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, através da Coordenação de Defesa Civil, já vem garantindo o abastecimento de água de 29 comunidades através de carros-pipa. São 273 viagens e 2,3 milhões de litros de água. Além disso, a Defesa Civil vem executando serviços de limpeza e ampliação de aguadas comunitárias.
Em função da forte estiagem, o Consórcio de Desenvolvimento do Piemonte Norte do Itapicuru realizou encontro territorial, onde foram apontadas as principais demandas de ações emergenciais. Elas serão encaminhadas à Defesa Civil e aos diversos órgãos e secretarias do Governo da Bahia para as providências.
ASCOM/SEDES
Nenhum comentário