ANUNCIANTES

Oficina de Robótica amplia acesso dos estudantes à tecnologia e inovação‏ no Centro Juvenil de Senhor do Bonfim

O ramo educacional e tecnológico que envolve computadores, robôs e computação é um atrativo para os estudantes. A possibilidade da tecnologia na realização, por exemplo, de uma programação com a placa de arduíno (plataforma de hardware e software, criada para auxiliar no ensino de eletrônica) é o que oferece a oficina de Robótica, promovida pelo Centro Juvenil de Senhor do Bonfim (385 km de Salvador), unidade ligada à rede estadual de ensino. Com a proposta de ampliar o acesso de crianças e jovens a novas experiências educativas, o curso visa estudar o aplicativo da robótica para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade.

A estudante do 3° ano do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Geovanna Bamberg, 17 anos, fala sobre o aprendizado. “A oficina superou as minhas expectativas, pois está contribuindo para desenvolver o meu aprendizado na prática, através da construção de invenções tecnológicas. O conhecimento obtido vai ser muito útil futuramente quando eu estiver cursando a faculdade de Engenharia da Computação, que é o que pretendo”. Ela e seus colegas de oficinas têm como monitores estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano).
A diretora do Centro Juvenil Senhor do Bonfim, Janair Torres, ressalta que a oficina de Robótica e as demais oferecidas pela unidade contribuem para facilitar a compreensão dos conteúdos curriculares. “O nosso Centro trouxe para a região novas oportunidades de crescimento intelectual na vida escolar dos estudantes bonfinenses, que hoje podem ampliar suas horas de estudos de forma criativa e inovadora frequentando as diversas oficinas e cursos elaborados e ofertados dentro do contexto exigido pelas mudanças tecnológicas da sociedade”.

Com dois anos de atuação, o Centro Juvenil de Senhor do Bonfim possibilita aos estudantes da rede estadual a realização de cursos e oficinas relacionados à pesquisa, ciência, cultura e tecnologia. As atividades podem ser praticadas no turno oposto ao qual estão matriculados. Além da oficina de Robótica – que funciona às sextas-feiras, das 14h às 16h, com uma carga horária de 30 horas – ouras 11 são oferecidas, dentre as quais as de Geometria em Ação e Teatro Pop. Além disso, são promovidos eventos pontuais como o Clube de leitura, para estimular o hábito da leitura entres os estudantes, e o Cine clube, onde são discutidas questões ligadas à linguagem do cinema.

Centros Juvenis - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Além de Senhor do Bonfim, a Bahia conta com o Centro Juvenil localizado em Salvador, Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista, beneficiando cerca de 11 mil estudantes.

Fotos: Divulgação
ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário