ANUNCIANTES

Operação desmobiliza garimpos no Parque Nacional do Boqueirão da Onça em Sento Sé (BA)

Foto: Divulgação/ICMBio

Na quarta-feira (19/11), o Instituto Chico Mendes iniciou uma operação de combate ao garimpo no Parque Nacional do Boqueirão da Onça, na Bahia. A ação é coordenada entre o Instituto, a Polícia Federal e a Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga), com o objetivo de desmobilizar garimpos e outros crimes associados. 

Mais de 150 construções irregulares foram detectadas pela operação e foram demolidas. Máquinas e petrechos que auxiliam a atividade garimpeira foram inutilizados pelos agentes de fiscalização. Estes alvos foram planejados previamente por meio de intensivo monitoramento por imagens de satélite e drones. 

A partir de agora o ICMBio, realizará ações buscando a recuperação ambiental. A área foi embargada, o que implica em punições mais severas para aqueles que se arriscarem a voltar a explorar no local. Será mantida presença constante da equipe para impedir qualquer retomada de atividade ilegal na região. 

Garimpo  

A descoberta, em 2017, de ametista em uma profundidade relativamente rasa ocasionou uma verdadeira migração de garimpeiros para a região na Serra da Quixaba, no município de Sento Sé (BA). Os garimpeiros vieram de diversas regiões do Brasil, alguns sem experiência e mesmo assim se aventuraram.  

A região do Parque Nacional do Boqueirão da Onça é considerada área prioritária para a conservação do bioma Caatinga. Junto com a Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça representa a maior área de caatinga preservada do Brasil. Diversas espécies ameaçadas e bandeiras para a conservação têm nessa área um de seus principais refúgios: onça-parda e pintada, tatú-bola, tamanduá bandeira, arara-azul-de Lear, dentre outras. A região comporta ainda milhares de sítios arqueológicos e paleontológicos, com pinturas rupestres, representando importante registro histórico-cultural para a humanidade. 

Fonte: Comunicação ICMBio

Nenhum comentário

dsd