ANUNCIANTES

Conselho de Segurança de Jaguarari discute medidas para combater criminalidade

Na manhã desta quarta-feira (08/10), o Conselho de Segurança Pública Municipal de Jaguarari se reuniu para discutir temas cruciais relacionados à segurança na cidade. Criado através do decreto nº 041/2025, o conselho é uma instância que visa promover uma gestão integrada na área da segurança, envolvendo representantes do poder executivo, legislativo, forças de segurança, Judiciário, Conselho Tutelar e sociedade civil.

Durante a reunião, foram abordados diversos problemas que afligem a população local, especialmente os crimes contra a vida, como homicídios consumados e tentados, além de casos de violência doméstica e crimes contra o patrimônio, incluindo furtos e roubos. A questão do tráfico de drogas também foi um tema central das discussões, assim como a sensação de insegurança da população, impulsionada pela atuação de organizações criminosas.

Outro ponto destacado é a dificuldade enfrentada pelas forças de segurança estaduais com o pouco efetivo disponível e problemas com infraestrutura, fatores que contribuem para baixa resolução de crimes, ao mesmo tempo que chamaram atenção para a importância da sociedade em prestar informações relevantes, contribuindo com o trabalho das polícias.

A infraestrutura urbana foi outro foco das discussões, com sugestões para melhorias na iluminação pública e a implantação de sistemas de videomonitoramento, que poderiam contribuir significativamente para a prevenção de crimes. Além disso, a articulação com o governo do Estado para aumentar o efetivo policial foi considerada uma prioridade.

Os membros do conselho também discutiram a importância de ações sociais e urbanas preventivas, abrangendo programas educacionais e de conscientização comunitária, bem como iniciativas de sustentabilidade ambiental. A revisão das posturas municipais e o reforço da fiscalização e ordenamento urbano foram citados como estratégias relevantes para combater a criminalidade.

A reunião contou com a presença de figuras importantes para a segurança local, incluindo o presidente da câmara de vereadores, Neném do Catuni, que também é policial militar; o secretário municipal de governo, José Antônio; a procuradora do município, advogada Bruna Leite; o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Capitão PM Crishweber; o investigador de Polícia Civil, Ivanilson Soares; membro do Poder Judiciário, Gilberto Ferreira; o representante da Guarda Municipal, Rodrigo dos Santos; a conselheira tutelar Maria Norma e o comerciante Gilberto Clarindo.





Nenhum comentário

dsd