CIPE-Caatinga inaugura busto de Zé Rufino após encerramento de curso da PM em Jeremoabo (BA)
![]() |
| Foto: Divulgação/PMBA |
A Polícia Militar da Bahia, através da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga), inaugurou nesta sexta-feira (01/08), o busto de Zé Rufino em Jeremoabo – BA
Coronel José Osório de Farias, mais conhecido como Zé Rufino, foi um dos maiores combatentes do Cangaço, sendo comandante de uma das volantes mais temidos por “Lampião” na época.
A solenidade de homenagem iniciou-se na Câmara de Vereadores do município, onde houve a concessão do título de cidadão de Jeremoabo a Zé Rufino, que foi recebida pelos familiares do policial militar, e em seguida ocorreu a formatura de 21 policiais militares no Curso de Rastreamento de Combate, que tem como objetivo capacitar o efetivo para atuação, emprego e execução de ações de rastreamento de combate nas operações policiais em ambiente rural.
![]() |
| Foto: Divulgação |
Os três primeiros colocados foram premiados pelo mérito intelectual: o sargento Valni Rodrigues de Queiroz Filho (1º lugar), da Cipe Sudoeste, o capitão Wilton Panta da Silva (2° lugar), da 54ª CIPM, e o soldado Leôneo Pereira Freitas, do Bope, conquistou a 3ª colocação.
Após a conclusão da solenidade na Câmara, foi realizado um cortejo que saiu da Praça do Forró até o Cemitério Municipal, onde um busto no túmulo do Coronel José Osório de Farias, o Zé Rufino, foi inaugurado.
O Major PM Érico Carvalho, Comandante da CIPE/Caatinga, disse que “é com grande honra que a CIPE/Caatinga celebra hoje a inauguração do busto de Zé Rufino, uma justa homenagem a um homem que marcou a história do sertão com coragem, determinação e compromisso com a justiça. Zé Rufino representa a força do povo nordestino e a luta incansável pela ordem e pela segurança. Que esse busto sirva como símbolo de inspiração para todos nós, especialmente para os policiais militares que seguem enfrentando os desafios do dia a dia com bravura e dedicação. Nosso respeito e gratidão ao legado de Zé Rufino.”
No Sertão Baiano, aqui mandamos nós!
Fonte: CIPE- CAATINGA








_1.webp)

_103.webp)



Nenhum comentário