ANUNCIANTES

Luto: Morre o Padre Luigi Tonetto, que atuou durante 13 anos em Jaguarari

Foto: Divulgação/Diocese de Bonfim

O padre Luigi Tonetto, conhecido como padre Luiz, morreu na madrugada dessa terça-feira, 10 de outubro, aos 83 anos, em um hospital na cidade de Petrolina (PE). Ele estava internado há algum tempo, após sofrer um infarto.

"Às 3h40 desta manhã, no Hospital Memorial em Petrolina-PE, o padre Luiz Tonetto, o Missionário do Sertão, celebrou sua páscoa definitiva. Rezemos pelo descanso eterno de sua alma. Em breve informaremos os horários do velório e sepultamento em nossa catedral”, diz a nota assinada pelo administrador paroquial padre Airton Siqueira, da Diocese de Bonfim.

Luigi Tonetto foi ordenado padre em 4 de julho de 1965 e deixou seu país de origem, a Itália, para servir aos mais necessitados no sertão da Bahia. Chegou à Diocese de Bonfim no dia 27 de setembro de 1966, com 26 anos de idade.

Em Jaguarari, padre Luiz exerceu o sacerdócio por 13 anos, durante sua passagem no município ele participou da construção do antigo Centro Educacional Cenecista, atualmente Coopej juntamente com o Sr. José Carlos Prudêncio e os estudantes da época e também teria ajudado em uma das revitalizações da igreja matriz entre outras ações sociais.

De acordo com Pastoral da Terra, depois que saiu de Jaguarari ele voltou para Senhor do Bonfim, onde permaneceu por nove anos. Foi transferido para a fundação da Paróquia de Santo Antônio, em Igara, passando 10 anos. Foi o primeiro pároco de Caém, onde permaneceu por 15 anos, depois seguiu para Nordestina e Andorinha.

Por onde passou, padre Luiz, contribuiu imensamente com a formação e com as lutas pela terra, pela água, pela educação para os mais pobres, sobretudo para o campo. 

Em 25 de maio do ano corrente, foi aprovada por 12 votos (unanimidade dos presentes), o Projeto de Resolução nº 04/2023, proposição do Edil Valdemilson Vieira, que concede a Comenda Seis de Agosto do Legislativo do Município de Jaguarari ao Padre Luigi Tonetto, como forma de homenagem aos serviços prestados ao município.

O corpo chegou à Catedral Diocesana de Bonfim na tarde desta terça-feira, onde está sendo velado e celebrado o Ofício Divino. Às 10h30min desta quarta-feira, 11 de outubro, Dom Hernaldo presidirá a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento.

Portal Jaguarari

Nenhum comentário