ANUNCIANTES

Artigo: O Complexo de Vira-Lata


Permita-me caríssimo leitor, antes de adentrar-me no corpo textual propriamente dito, ao qual foi objetivado, mas, evidentemente, para que todos tenham uma visão, mais lúcida, real e histórica do tema a ser abordado.

O complexo de vira-Lata, é uma expressão, um conceito criado, pelo Dramaturgo Nelson Rodrigues, o qual se refere originalmente ao trauma sofrido, pelo povo brasileiro, em 1950, quando a seleção brasileira, foi derrotada pelo Uruguai, em pleno Maracanã.

Entende-se a mesma, como à inferioridade e como o Brasil, coloca-se voluntariamente em face do resto do mundo.

O brasileiro, é um narciso aos avessos, que cospe na própria imagem, aqui e ali encontram um culpado.

A Miscigenação, a falta de cultura, educação precária, associada ao clima tropical, levariam à preguiça, a busca intensa pelo prazer, sem nenhuma preocupação com o desenvolvimento.

Segundo a ótica psicológica e psicanalítica, a maioria dos brasileiros não quer sair do lugar objetificado e se tornar possuidor de algo. Caso o fizessem, podenam ter autonomia para agir de acordo com suas próprias características em vez de usar cultura externa. Infelizmente, o rebaixamento se cria antes mesmo de tentar a conquista de suas vontades e anseios de crescimento.   

A ideia de brasileiros como inferiores, surgiu no século XX, quando Arthur de Aguiar, desembarcou aqui em 1845. Segundo o Conde francês, os cariocas eram verdadeiros  "macacos" além dele , Oliveira Viana, Nina Rodrigues e Monteiro Lobato, defendiam a supremacia branca, afirmando que a miscigenação era a causa dos nossos males.

Como exemplos deste complexo, cito, a valorização do brasileiro pela música estrangeira, pense em uma pessoa que critica o cinema nacional, mas sempre enaltece os "produtos culturais', vindos dos E. U. A, vide mais recentemente o "fenômeno Barbie", quando observamos a mentalidade de indivíduos como esses, eles consideram tudo que vem de fora como superior ao que é feito em nosso país.

O primeiro passo imperioso para superar o complexo de vira-latas, é admitir que ele existe.

Infelizmente o Complexo de Vira-lata, serve como um pedido de aceitação e abdicação da própria imagem. Boa parte do povo brasileiro, não se entende como tal, e por isso evita a sensação de pertencimento ao seu país.]

Em suma, o complexo de vira-lata designa um comportamento, auto depreciativo, de alguém, que vive se rebaixando, enquanto enaltece os outros, para que fique claro, as pessoas, acabam depreciando a própria cultura, inteligência, economia e moral, enquanto fala bem dos outros.

À medida que o orgulho do indivíduo sobre a natureza diminui, a admiração pelo que existe em outras pessoas aumenta.

Por JOÃO BOSCO - Boskinho Brazil - Articulista, Mestre em Gestão Pública 

Nenhum comentário