ANUNCIANTES

Notícia falsa de assassinato de jovem assusta moradores de Jaguarari na tarde desta segunda-feira (23)


Os moradores de Jaguarari que já andam abalados com os últimos acontecimentos no município foram surpreendidos no início da tarde desta segunda-feira, 23 de janeiro de 2023, com informações em grupos de WhatsApp, dando conta de um assassinato de um jovem, que teria sido morto a tiros.

Em poucos minutos a notícia se espalhou no município e, até fotografia do suposto "morto" foi divulgada o que causou mais euforia. O nome do jovem, do pai, do local onde moram, além da localização exata do suposto corpo estaria foram amplamente divulgado. Populares chegaram a informar a Polícia Militar que se deslocou até a Rua da Lagoa e redondezas, efetuaram buscas, mas nada foi encontrado. A Polícia Civil também foi comunicada. A equipe de reportagem do Portal Jaguarari esteve no possível local, conversou com populares da região, ninguém viu nada e se questionavam por que divulgaram a situação, deixando os moradores amedrontados. 

Não é a primeira vez que espalham notícias falsas com gravidade no município e deixam a população em pânico. O último caso foi do suposto homem que estava percorrendo a zona rural tentando raptar crianças.

Você sabia que espalhar notícias falsas é contravenção penal? As chamadas “fake news” podem, sim, gerar responsabilização penal, configurando a infração de “provocar alarme falso” (artigo 41 da Lei das Contravenções Penais). O responsável pode pegar pena de 15 dias a seis meses de prisão ou multa. Além disso podem ser responsabilizados criminalmente tanto quem divulga como quem compartilha a notícia falsa sem checar a fonte. Fica a dica para que se tenha o cuidado no momento de compartilhar uma informação, principalmente nas redes sociais.

Portal Jaguarari

Nenhum comentário