ANUNCIANTES

1º Ecofestival de Inverno e 2º Pienorte de Ciclismo movimentaram fim de semana em Jaguarari

O 1º Ecofestival de Inverno foi um evento que fechou o mês de julho, unindo a música Popular Brasileira e uma Feira da Economia Solidiária, com divresos atrativos direcionados ao público presente ao evento.

Mas não só isso. Além do Ecofestival, Jaguarari sediou o 2º Piernorte XCM, etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo.

Ambos os eventos, que exigiram logística e estrutura, foram promovidos em parceria entre a Prefeitura de Jaguarari e o Governo da Bahia, contando com o apoio de todas as secretarias que integram o governo municipal, capitaneadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria de Meio Ambiente, que trabalharam diretamente na organização de suas realizações, entre os dias 30 e 31 de julho. 

“É uma satisfação ter Jaguarari no Mapa do Turismo, e em grande estílo. Um desafio que precisou de planejamento, articulações e uma imensa colaboração de todas as secretarias municipais para a sua primorosa execusão. Entregamos um fim de semana de entretenimento, valorização da nossa cultura, empreendedorismo e de despertar para a causa ambiental, o que deve ser um compromisso de todos. Digo mais: mostramos o quanto Jaguarari tem potêncial para empreitada no ecoturismo,” concluiu Raimundo Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

As atividades iniciaram na manhã de sábado (30), em Catuni da Estrada, onde simultaneamente às apresentações culturais ( poesia, música, Museu de Outeiro, Reisado, Samba de Palma, Ballet de Jaguarari e Quadrilha Junina Faísca do Sertão) aconteciam ao longo do dia oficinas temáticas e seminários voltadas a agricultura familiar e economia solidária,  a sustentabilidade e preservação ambiental, como também, era promovida a Feira da Economia Solidária (CESOL), com exposição e comercialização de produtos (artesanais e da gastronomia)  produzidos em Jaguarari.

Destaque ainda para o lançamento do livro O Coração da Espécie Humana- Sentir a Humanidade como Civilização das Estrelas, de autoria do DR. Juracy Marques.

À noite, algumas atrações passaram pelo festival: Julie de Assis e Cicinho de Assis, Orquestra Trem Noturno, Por Um Três, João Sereno, Trio Xique-Xique, sanfoneiros da região, entre outros, com condução do poeta Maviael Melo.

No domingo (31), continuaram a Feira da Economia Solidária, a Feira do Artesanato (Jaguart), Exposição do Museu de Outeiro (Nossa Casa, Nossa História) e Exposição Laboratório de Arqueologia Paleontologia (LAP) Universidade do Estado da Bahia.

Enquanto isso, na sede do Município, foi dada a largada para o 2º Pienorte XCM, etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo, que contou com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), via SUDESB, e da Prefeitura de Jaguarari.

Entre medalhas, troféus e valores em dinheiro, o evento entregou uma substancial premiação aos seus participantes. Só na Elite Masculina e Feminina, foram R$ 6 mil, distribuídos entre os cinco primeiros colocados de suas respectivas categorias. Com investimento de patrocinadores, também foram entregues brindes ao demais participantes.

“O Ecofetival de Inverno é um evento que pretendemos adicionar de maneira definitiva ao nosso calendário cultural. A intenção é fazer dele mais um atrativo que motive o  turismo em Jaguarari  e despertar na população local e turistas o interesse em conhecer melhor e ajudar a preservar nosso meio ambiente. 

Inegavelmente, tudo isso será revertido em mais uma oportunidade de incentivar a economia local, com a realização de eventos agregados ao Ecofestival, potencializando a atividade comercial do Município”, disse Antônio Nascimento, prefeito.





Nenhum comentário