ANUNCIANTES

Cooperativa Recicla Jaguarari, com apoio do prefeito Seu Antônio, faz solicitação ao governador Rui Costa


A Recicla Jaguarari, cooperativa de catadores de materiais recicláveis, representada por sua presidente, Valquíria Rodrigues Brandão, a vice-presidente, Ana Paula dos Santos Souza, e outros catadores, acompanhados do prefeito Seu Antônio e de Antônio Carlos Xavier, secretário municipal de Meio ambiente, entregou ao governador da Bahia, Rui Costa, em sua visita, no dia de ontem, a Jaguarari, um documento que solicita vários equipamentos e apoio para o fortalecimento da categoria dos catadores e catadoras de materiais recicláveis no município. Dentre os equipamentos estão EPI’s (equipamentos de proteção individual e fardamento), prensa, big bags, caminhão para transporte de materiais recicláveis. 

Com o novo marco regulatório do saneamento básico e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/10, que trata do gerenciamento dos resíduos sólidos, determinam também o fechamento dos lixões. Esses locais se tornaram também um local de trabalho e de sobrevivência para homens, mulheres, jovens e famílias inteiras, que são expostos à péssimas condições laborais.

Além da importância para o meio ambiente, a atividade do catador contribui para a geração de renda e emprego e deixa a cidade mais limpa e organizada. 

Um dos desafios da cooperativa Recicla Jaguarari é iniciar a coleta seletiva no município, o que vai acontecer na próxima segunda-feira, no comércio da sede municipal. Vamos fazer como experiência e depois vamos ampliando para os bairros e demais localidades do município. Por isso, é fundamental o apoio do poder público e da sociedade aos catadores de materiais recicláveis. Falou a presidente Valquíria. 

A presidente também agradeceu o apoio da prefeitura de Jaguarari, do comércio e da Câmara Municipal.

Nenhum comentário