ANUNCIANTES

Durante pandemia, acessos à banda larga via fibra óptica quase dobram na Bahia: aumento é de 82%


Com o crescimento das atividades remotas neste período de pandemia, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vem registrando números inéditos sobre o uso de internet em todo o país. Apenas no estado da Bahia, os acessos totais à banda larga subiram de 1.145.433 para 1.332.684 de 2020 até o momento, em um aumento percentual de 16,3%. No entanto, se consideradas apenas as conexões via fibra óptica, os resultados são ainda mais significativos: de 410 mil, saltaram para 747,2 mil  — ou seja, quase o dobro.

As informações fazem parte de uma pesquisa recente da plataforma de telecomunicação Melhor Plano, que cruzou os dados estaduais de abril de 2019, 2020 e 2021. Entre os pontos principais da análise, estão os níveis de satisfação dos baianos com as operadoras, o crescimento do número de acessos e os novos comportamentos dos assinantes de internet. Todos apontam para os impactos da pandemia na rotina dos brasileiros. 

Cresce número de acessos

Mesmo com o crescimento total de 16,3% dos acessos totais à banda larga, a pandemia parece ter impactado de formas distintas determinados tipos de conexão. No caso da fibra óptica, houve um aumento expressivo, já que a modalidade representava somente 35,7% do total de conexões no começo de 2020, mas, em abril de 2021, chegou a 56%. Em contrapartida, outros serviços perderam clientes: os acessos via cabo coaxial e cabo metálico caíram, respectivamente, de 10,4% para 9,2%  e de 45,8% para 29%.

 
Acessos à banda larga por modalidade em 2021

Tim é destaque em satisfação

A operadora de maior destaque na Bahia ao longo do último ano foi a TIM, que apresentou a nota mais alta para o consumidor no oferecimento de planos de banda larga, como mostra a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel. As nacionais Vivo e Claro/NET vieram logo em seguida, ocupando, respectivamente, o segundo e terceiro lugar em termos de satisfação popular. Em contrapartida, a Hughes e Oi obtiveram as piores notas do ranking de prestadores de serviço.

Por Melhor Plano

Nenhum comentário