ANUNCIANTES

TIM reúne empresas de vários setores em projeto para ampliar o acesso de mulheres ao mercado de trabalho

Desafios no acesso à educação e ao mercado de trabalho, preconceito em processos seletivos, dificuldade de ser ouvida pelos líderes e colegas, menos oportunidades de crescimento profissional, falta de rede de apoio para conciliar carreira e família, disparidade salarial. É a realidade encontrada por grande parte das brasileiras que buscam ou estão em um emprego e também daquelas que querem empreender. Com o objetivo de transformar esse cenário, a TIM uniu grandes empresas em uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento de carreiras e o acesso das mulheres ao mercado de trabalho no Brasil. Nove companhias líderes de seus segmentos são as primeiras a aderir ao movimento: Accenture, Adidas, Enel, Generali, Microsoft, Oracle, Pirelli, Stellantis e Via.

“As mulheres estão enfrentando desafios sem precedentes, agravados pela pandemia que evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e de gênero. O acesso ao mundo digital e o desenvolvimento de habilidades exigidas por ele se tornaram uma urgência para aquelas que querem e precisam se inserir no mercado de trabalho. É o momento de unirmos esforços e promover iniciativas concretas de inclusão e transformação social. A TIM sempre esteve à frente dos movimentos do setor e, agora, amplia seu poder de mobilização ao juntar grandes companhias em uma iniciativa que pode impactar a vida de inúmeras brasileiras. Estamos orgulhosos de permitir que mais mulheres imaginem as possibilidades.”

O projeto conta com um aplicativo que funcionará como uma plataforma digital de oportunidades de emprego, desenvolvimento profissional e conteúdos para fortalecer o empoderamento feminino. Por meio do app Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabiana Saad, serão divulgadas vagas de trabalho das empresas parceiras, em diversos níveis hierárquicos. Uma seção dedicada a cursos também foi criada, com conteúdos sobre carreira, negócio, tecnologias, equidade de gênero, inovação, entre outros, cedidos pelas companhias participantes, para apoiar mulheres em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Todos os cursos poderão ser acessados de forma gratuita e clientes TIM navegam na plataforma sem consumir seu pacote de dados.

Outra ação é a mentoria intercompany, com duração de seis a oitos meses, focada no desenvolvimento de carreira de mulheres das empresas participantes. As sessões serão realizadas de maneira cruzada: uma diretora da Microsoft, por exemplo, poderá atuar como mentora de uma colaboradora da Pirelli e assim por diante. A coordenação dessa iniciativa será realizada pela consultoria CMI Business Transformation, liderada por Maristella Iannuzzi, executiva da área de tecnologia, especialista em diversidade e inclusão e com vários trabalhos junto a ONU Mulheres e aos Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs).

“A mentoria é mais uma ação desse movimento coletivo, que ampliará as áreas de conhecimento das colaboradoras das empresas, gerando um pool de talentos femininos no mercado. Focamos em três pilares – qualificação, empregabilidade e crescimento pessoal e profissional – para ampliar o acesso e a representatividade das mulheres no mercado de trabalho, contribuindo assim para o avanço da equidade de gênero nas empresas, nas diversas comunidades e na sociedade como um todo”.

A campanha de lançamento do movimento terá a participação da cantora IZA, que vai atuar como embaixadora da iniciativa. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (06/07), com transmissão pelo canal da TIM no Youtube (www.youtube.com/timbrasil), seguido de um bate-papo sobre a importância do incentivo à participação feminina em carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Falaram sobre suas experiências a imunologista Ester Sabino, professora da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do trabalho de sequenciamento do coronavírus, e a engenheira aeroespacial Ana Paula Castro, que participou de missão simulada realizada pela Agência Espacial Europeia e pode se tornar a primeira astronauta brasileira.

“Somos muito orgulhosos dessa parceria que está em linha com a estratégia de gender equality da Enel que tem como pilares o aumento da participação de mulheres em processos seletivos, em posições de média e alta liderança, a equidade salarial, além de ações voltadas para treinamento e desenvolvimento. Nos últimos dois anos, cerca da 67% dos colaboradores contratados pela Enel Brasil para cargos da alta liderança foram mulheres. Desde 2005, a Enel apoia a Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo o ODS 5, que trata do tema de igualdade de gênero.”

“A Generali está há 96 anos no país e tem acompanhado a luta diária das mulheres brasileiras pela conquista de seus espaços. Nós estamos todos os dias ocupando novos cargos e mostrando cada vez mais nossas habilidades. Nós, mulheres, temos no nosso DNA força, determinação e versatilidade. Ter uma iniciativa como essa é de extrema importância para todas nós, que temos o compromisso de fomentar as iniciativas, gerar engajamento e pôr em prática os planos de diversidade e inclusão.”

“Na Microsoft, acreditamos que um ambiente com diversidade de perfis e ideias tem muito mais chances de gerar inovação para a atender a necessidade dos negócios e sociedade. E é essa uma das principais oportunidades que o Projeto Mulheres Positivas trará: a chance de tornarmos as empresas mais inclusivas e com oportunidades para todas as excelentes profissionais que temos hoje no país. Para nós, é uma honra poder apoiar o Projeto Mulheres Positivas que, com certeza, ajudará no incentivo à equidade de gênero e no fomento de oportunidades para todas as mulheres do Brasi.”

KADU LOPES

“É nosso papel incentivar, abrir caminhos e reforçar, a cada dia, o papel das mulheres como líderes em qualquer segmento que elas tenham interesse. Na Oracle, estamos sempre preocupados em criar oportunidades para ter cada vez mais equidade de gênero. Queremos mostrar para as atuais e futuras gerações que elas podem ser protagonistas em mercados predominantemente dominados por homens, como o de tecnologia, e também, gerar empregos para essas profissionais. O Oracle Women’s Leadership é nosso programa global criado em 2006 para apoiar as mulheres e mostrar que elas podem e devem ocupar cargos de liderança. Além disto, em 2020, assinamos o acordo da ONU de WEPS que orienta as empresas a empoderarem as mulheres em todas as instâncias do negócio. Estamos felizes em fazer ações conjuntas com outras empresas que têm a mesma preocupação que nós. Acreditamos que, juntos, conquistaremos as mesmas condições inclusivas para mulheres dentro do mercado de trabalho e na vida.

“Uma instituição predominantemente automotiva, no passado, era essencialmente masculina, mas o mundo, ainda bem, mudou, e a Pirelli se adaptou. Hoje, temos o programa Woman Inside Pirelli, que contribui com oportunidades para que a mulher esteja onde ela queira estar dentro da empresa. Temos orgulho em dizer que não há distinção com relação aos espaços ocupados por homes e mulheres, além da convicção de que a diversidade é fato chave para garantir continuidade e inovação em uma empresa centenária como a Pirelli”

“O papel das empresas na resolução dos abismos de diversidade que o Brasil produz é cada vez mais claro. Para a Via, é uma honra fazer parte de um projeto que vai somar conteúdos, dividir especialistas e amplificar a inclusão e capacitação de mulheres. Isso será transformador.

Sobre a TIM

Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

Sobre a Adidas

A adidas é uma marca global líder em design e inovação no desenvolvimento de calçados, roupas e acessórios esportivos e de streetwear. Baseada na Alemanha, o Grupo adidas detém também a marca Reebok, com sede em Boston, nos USA – e conta hoje com mais de 59 mil colaboradores em suas subsidiárias ao redor do mundo. A adidas tem compromissos claros em Diversidade & Inclusão e acredita que o sucesso é criado por uma força de trabalho diversificada de indivíduos com diferentes ideias, raças, etnias, gêneros, interesses e origens culturais.

Sobre a Enel Brasil

A Enel atua no Brasil com geração, distribuição, transmissão, comercialização e serviços de energia por meio da Enel Brasil e suas subsidiárias. Líder em distribuição de energia no País, o Grupo atende mais de 18 milhões de clientes em São Paulo, Ceará, Rio e Goiás. No setor de geração, o Grupo Enel é o maior produtor de energia solar e eólica do país em capacidade instalada e portfólio de projetos com uma capacidade instalada total de 3,4 GW, dos quais 1.210 MW são eólicos, 979 MW solares e 1.269 MW hidrelétricos. No país, a Enel também opera duas linhas de transmissão com uma capacidade total de 2.200 MW conectando o Brasil à Argentina. Globalmente, a Enel está presente em mais de 30 países, com cerca de 74 milhões de clientes finais corporativos e residenciais. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, incluindo o ODS 5, que trata do tema de igualdade de gênero. Em 2021, a Enel foi incluída pelo segundo ano consecutivo no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg (GEI), como uma das 380 empresas de capital aberto líderes de 44 países, avaliadas com base nas suas iniciativas de inclusão de gênero. A empresa também foi incluída este ano no ranking das 100 melhores empresas globais para igualdade de gênero “Gender Equality Global Report & Ranking”, desenvolvido pela organização Equileap.

Sobre o Grupo Generali

A Generali é um dos maiores grupos globais de gestão de ativos e seguros. Fundada em 1831, está presente em 50 países, com uma receita total de prêmios de mais de € 70,7 bilhões em 2020. Com quase 72.000 funcionários e 61 milhões de clientes, tem uma posição de liderança na Europa e presença crescente na Ásia e na América Latina. O Grupo Generali pretende ser o parceiro vitalício de seus clientes, oferecendo soluções inovadoras e personalizadas graças a uma inigualável rede de distribuição.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem.

Sobre a Oracle

A Oracle oferece suítes integradas de aplicativos, além de infraestrutura segura e autônoma no Oracle Cloud. Para obter mais informações sobre a Oracle (NYSE: ORCL), visite-nos em www.oracle.com. Marcas Registradas: Oracle, Java e MySQL são marcas registradas da Oracle Corporation.

Sobre a Pirelli

Fundada em 1872, a Pirelli está entre as principais fabricantes de pneus do mundo e a única com foco exclusivo em pneus para carro, moto e bicicleta, além de serviços associados. A Pirelli tem um posicionamento distinto em pneus High Value, caracterizado por uma tecnologia avançada com mais de 2.800 homologações obtidas, graças a parcerias com as montadoras de automóveis mais prestigiadas do mundo. Para atingir os mais altos níveis de performance, segurança e contenção do impacto ambiental, a Pirelli sempre esteve fortemente comprometida com a pesquisa e desenvolvimento, nos quais investiu 6,1% da receita de produtos High Value em 2019. Envolvida no automobilismo desde 1907, a Pirelli é a parceira oficial exclusiva de pneus para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011 e renovou o contrato até 2024. A Pirelli Design, em linha com o foco estratégico da Pirelli nos segmentos de carros Prestige e Premium, desenvolve projetos de design em colaboração com um seleto número de parceiros que representam a excelência nas respectivas áreas de negócio, com o foco final em oferecer produtos que são únicos e icônicos.

Sobre e Via

É líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil e há décadas está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto, além das vendas online do Extra.com.br, do banQi, da fábrica de móveis Bartira, AsapLog, I9XP, além da associação com o Distrito. Com cerca de 46 mil colaboradores, a companhia possui capital aberto na B3 desde 2013 e está presente em mais de 450 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com a maior e mais digital rede logística do Brasil, conectando cerca de mil lojas físicas, 28 centros de distribuição e hubs de entregas com cerca de 97 milhões de clientes e oferecendo produtos, créditos, serviços e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.

Ascom TIM 

Nenhum comentário