ANUNCIANTES

Setor turístico de Jaguarari é uma possível alternativa para dinamizar o desenvolvimento local

Bendó

O município de Jaguarari, localizado no norte do estado da Bahia, é privilegiado quando se trata de riquezas naturais e cultura, no entanto não há informações que a gestão municipal possua alguém ou uma equipe que esteja engajada no assunto. Também não se tem conhecimento de um estudo dos locais e da rica cultura do município que sirva de atrativo para trazer turistas. É bem verdade que estamos no meio de uma pandemia, mas que um dia há de ficar no passado, e o momento é propicio para se trabalhar e planejar, para quando tudo voltar ao normal, Jaguarari ser referência em turismo, mas infelizmente a falta de interesse do poder público no referido assunto é visível. 

Não há uma preocupação, tanto por parte das instituições públicas como das instituições privadas em rever suas formas de promover o turismo por meio da criação de formas alternativas. O município está inserindo lentamente a atividade turística como uma possível alternativa para dinamizar o desenvolvimento local e contribuir para a promoção de um desenvolvimento mais justo. O desenvolvimento de atividades turísticas vem ganhando força em vários municípios da região, por haver profissionais dedicados e uma gestão preocupada em destacar esses municípios, colocando-os na rota do turismo regional e até nacional.

Jaguarari conta com diversas riquezas naturais, assim como o Bendó, Covão, Betes, localizado na divisa com Senhor do Bonfim. A via de acesso para estes locais, segundo informações sempre foi ruim e ao passar do tempo sem a manutenção devida piora e, a locomoção com veículos é praticamente impossível, e a alternativa é a pé, nesta região assim como todo o município existe belíssimas serras que ao subir a vista compensa o cansaço de chegar ao topo. Há alguns anos Jaguarari já foi palco de eventos estaduais de motocross, devido suas trilhas perfeitas somada ao cenário natural deslumbrante. A rica cultura da maior festa do município que é o festejo junino que acontece ao mesmo tempo das comemorações do padroeiro da cidade, São João Batista no mês de junho, é uma mistura de religião com as festas denominadas profanas que ocorre nas suas várias localidades durante o ano inteiro, desde as pequenas fazendas até o maior do seu distrito que é Pilar. A história do município é maravilhosa, assim como os seus personagens ao longo dos seus mais de 90 anos de emancipação política, fatos esses em sua maioria desconhecidos. Esses são apenas alguns exemplos que se somam a muitos, quando se refere a turismo em Jaguarari, que é muito mal aproveitado.

Cada localidade do município tem características únicas, por este motivo o planejamento para desenvolver o turismo deve ser feito de forma particular, quando esse processo ocorre sem infraestrutura e planejamento, ele pode se transformar em um desastre para o meio ambiente e para os moradores do lugar.

Para o município atrair mais turistas deve-se apresentar um diferencial em relação aos demais locais visitados, pois a atração turística se dá através da divulgação de atrativos que ofereçam a estrutura básica para visitação bem como uma experiência completa através dos sentidos. Hoje a estrutura do município pode ser ampliada e melhor conduzida através do oferecimento de lugares para hospedagem e alimentação com moradores dispostos e orientados a bem receber e acolher ao turista prestando serviços de qualidade, basta principalmente a gestão municipal ter o interesse e colocar pessoas capacitadas, que assim as coisas acontecem e o município agradece.

Nenhum comentário