ANUNCIANTES

Qual o melhor preço por gigabyte entre as grandes operadoras de telefonia móvel? Estudo do Melhor Plano tem a resposta

Imagem ilustrativa 

Já faz um tempo que o uso da internet móvel se tornou parte natural do dia a dia de grande parte da população brasileira. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Anatel, nosso país registrou 234,07 milhões de acessos móveis somente em 2020, número que representa um aumento equivalente a 3,26% em relação a 2019. Com a expansão, também fica ainda maior a necessidade de melhora na entrega dos serviços pelas operadoras, crescendo a preocupação das pessoas quanto à qualidade e o preço dos planos.

É justamente pensando em auxiliar a tomada de decisão dos consumidores que o site Melhor Plano acaba de divulgar um estudo inédito, em que compara e indica quais planos dos grandes provedores nacionais oferecem o maior e o menor valor do gigabyte para telefonia móvel.

Na análise, que gira em torno dos serviços controle, pós e família da Oi, Claro, Vivo e TIM, a Oi sai na frente das concorrentes nas três categorias. Os resultados foram calculados a partir da média de preços de todos os planos presentes no comparador da plataforma.

Média nacional preço por faixa de gigabytes

Relação preço por gigabyte de cada operadora
Afinal, escolher um pacote com menos quantidade de gigabytes sai mais caro que uma opção mais ampla? A pesquisa revela que sim. As franquias com mais de 100GB são de fato a opção mais econômica em termos financeiros, já que os resultados revelam que a relação custo/quantidade de gigabytes é uma linha decrescente. Isso significa que os planos na faixa de 60 a 100GB, por exemplo, saem mais em conta que um de 0 a 20 GB, que é na verdade a escolha de menor vantagem se comparado a qualquer outro.


A diferença de preço entre seus planos de até 20GB pode até parecer pequena se comparada à TIM, por exemplo, mas é nas faixas seguintes que a discrepância em relação às concorrentes se torna considerável, já que o valor cai à medida que o plano aumenta. Recentemente, a operadora também deu um passo além, oferecendo uma franquia promocional* de serviços móveis com oferta ilimitada de internet para qualquer serviço online  — sem
consumir dados do pacote.
Em 2021, a operadora Oi apresenta os melhores valores em todas as faixas de pacote de dados, dos simples aos intermediários e completos.

Contudo, se a Oi não deixa dúvidas de que oferece a melhor alternativa no quesito preço, a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2020 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) chama atenção para outro ponto: a prestadora tem o maior índice de insatisfação entre seus clientes, seja na modalidade pré ou pós-paga. Nesse sentido, a promoção parece uma estratégia para driblar o mau desempenho com acesso ilimitado e valores muito abaixo de seus concorrentes.

Outra opção interessante é a TIM, que fica em segundo lugar no quesito preço, com planos vantajosos tanto para quem procura por um pacote básico quanto para os que desejam planos grandes. Com exceção da Oi, a operadora só perde na faixa de 20 a 60GB, quando a média da Vivo é de R $4,92.

Importante destacar que os resultados da pesquisa foram calculados a partir da média dos preços dos planos controle e pós-pago de cada operadora no Brasil, o que significa que eles podem variar de acordo com o estado ou cidade.

Além disso, outros fatores podem influenciar a escolha por um plano específico, como o acesso gratuito a aplicativos e redes sociais, ligações e SMS ilimitados e demais bônus e descontos. Por isso a importância de comparar as ofertas de diferentes operadoras com calma e identificar se, quando promocionais, os preços correm o risco de mudar após um certo período.

Sobre o Melhor Plano

Fundado em 2015, o Melhor Plano é uma plataforma especializada na comparação imparcial e transparente de planos de telefonia e internet no Brasil. O site, que tem como missão ajudar os consumidores a tomarem decisões mais assertivas, compara serviços individuais e para família com até 5 linhas, do tipo controle e pós-pago, além de internet banda larga, tv por assinatura, fixo, combos e cartões de crédito. Até o momento, estima-se que mais de 30 milhões de pessoas foram impactadas por seus comparadores.

Fonte: Melhor Plano

Nenhum comentário