ANUNCIANTES

Missas e carreata marcam o encerramento da novena de São João Batista, em Jaguarari


Jaguarari celebrou seu padroeiro São João Batista, nesta quinta-feira (24/06), com duas missas e carreata. Uma tradição cultural religiosa que se mantém viva de geração em geração, movida pela fé e devoção ao precursor de Jesus. A paróquia resolveu realizar duas missas em virtude da pandemia, com intuito de levar mais fieis a igreja, mas seguindo os protocolos para evitar a disseminação da Covid-19, como a utilização da máscara, uso do álcool em gel e mantendo o distanciamento social. 

A primeira missa foi realizada as 8h, celebrada pelo pároco local, Padre Antony M. Murigi, ao final da celebração, a imagem do padroeiro foi levada pelas ruas e avenidas da cidade, espalhando bênçãos à população, que estava nas calçadas de suas casas à espera da passagem do santo. Esse ano, em virtude da pandemia, não houve procissão, e a imagem percorreu a cidade do alto de um carro, seguida pelos devotos também em seus veículos. A carreata finalizou em frente à igreja. Uma banda de pífanos da região de Gameleira tradicional nos festejos juninos tocava o hino do padroeiro após a missa e durante a carreata em carro aberto. 


As 16h, foi celebrada a Missa Solene da festa do padroeiro, presidida pelo Dom Hernaldo Pinto de Farias, Bispo da Diocese de Senhor do Bonfim, considerado o ponto alto do festejo que contou com a presença de representantes das pastorais e movimentos do município, e marcou a primeira visita do Bispo ao município de Jaguarari, desde sua posse em outubro de 2019. Dom Hernaldo comemorou seus 57 anos durante a celebração e, ganhou um presente mais do que especial da Paróquia, uma imagem de São João Batista. O Bispo agradeceu o presente, pediu orações pra ele, e disse estar muito feliz em estar com todos nesta primeira vez na Paróquia São João Batista e espera retornar outras vezes. A celebração foi encerrada ao som do hino de São João Batista. 

Este ano, o festejo refletiu sobre o tema “São João Batista e São José nos ajudem a vivenciar a Palavra de Deus e nos protejam da pandemia”. Durante nove dias, em preparação para a festa de São João, às 18h acontecia a novena e missa, que reuniu diversas categorias, pastorais, movimentos e fieis de todo o município. O pároco, Padre Antony M. Murigi agradeceu a colaboração e presença de todos, que foi essencial para a realização de mais uma linda novena.

Fonte e fotos: Portal Jaguarari

Nenhum comentário