ANUNCIANTES

Aprovados no Sisu alegam que por erro do sistema da UNIVASF foram eliminados do processo de pré-matrícula

Foto: Reprodução/Instagram.com/eliminadossemjustacausa.univasf

Aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vaga regular na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) alegam que foram prejudicados pelo sistema da universidade e que por isso foram eliminados do processo de matrícula da instituição.  

O estudante Márcio Lopes, 20 anos, foi aprovado no Sisu para uma vaga no curso de medicina veterinária na (UNIVASF), mas foi eliminado no processo de pré-matrícula da instituição. Segundo Márcio, ao contestar a eliminação foi informado, via e-mail, que não havia finalizado todo o processo de pré-matrícula. Ele refutou a informação e disse ter concluído todas as etapas do processo. “Eu tenho print do questionário finalizado, tenho print dizendo que eu declarei interesse pela vaga e tenho print dizendo que todos os itens do questionário foram preenchidos”, argumentou o estudante. 

Problemas no sistema

De acordo com Karolina Carvalho, 19 anos, que também foi prejudicada, desde o primeiro dia de inscrição que o sistema da (UNIVASF) apresentava problemas. “Eles tiveram que fazer um monte de mudanças no site, só que os problemas continuaram. Teve gente que finalizou o questionário todinho, manifestou interesse na vaga e mesmo assim eles estão dizendo que a gente não fez nada disso”, afirma. 

Em nota, UNIVASF diz que não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos pelo sistema. Aprovados vão processar a universidade

Em nota enviada à redação do Blog Waldiney Passos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) admitiu que houve um problema técnico durante o primeiro dia de pré-matrícula, mas afirma que a falha foi resolvida em horas. 

Ainda de acordo instituição de ensino, “a universidade não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos ou pela não manifestação de interesse na vaga por meio do Sistema Sase por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados”, disse.

E os aprovados? 

Aprovado na chamada regular do Sisu para o curso de Medicina Veterinária, Márcio Lopes, de 20 anos, procurou assistência da Defensoria Pública da União (DPU) e demonstrou frustração com o posicionamento da nota emitida pela UNIVASF. “Foi um ano estudado, foi um ano complicado e perder dessa maneira é muito triste. Mas eu vou insistir até onde der. E se não der, aí eu vou ter que estudar de novo”, lamenta.

Confira a nota na íntegra!

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Comissão Gestora do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais da Univasf 2021 (CG-PS-ICG 2021) vem a público esclarecer a todos os candidatos aprovados na Chamada Regular do Sisu 1º/2021 que cumpriu as normas procedimentais estabelecidas no EDITAL Nº 05, DE 05 DE ABRIL DE 2021, da Pró-reitoria de Ensino (Proen), de modo que publicou a Portaria nº 02/2021/CG PS-ICG, de 30 de abril de 2021, contendo o Resultado Parcial da Pré-matrícula da Chamada Regular do Sisu 1º/2021, em conformidade com o disposto nos itens 8.1, 8.2 e 8.2.4 do referido Edital.

É importante esclarecer, também, que o Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase), por meio do qual os procedimentos de PRÉ-MATRÍCULA ONLINE foram realizados, apresentou problema de apresentação de dados na tela e visando não confundir nenhum candidato, tiramos do ar apenas na manhã do primeiro dia de pré-matrícula, a saber, 20/04/2021. O problema foi prontamente resolvido, em questão de horas, pela equipe de Tecnologia da Informação da Univasf, sendo o sistema restabelecido às 13h46, conforme nota publicada pela Assessoria de Comunicação no Portal da Univasf e também divulgada na página de acompanhamento do Processo Seletivo (https://portais.univasf.edu.br/estudante/ingresso-discente). A Comissão Gestora em todo momento atuou com transparência e responsabilidade, informando quando o sistema ficou indisponível e quando retornou.

Após resolução do problema, o sistema Sase funcionou de maneira regular durante todo o processo de pré-matrícula, não havendo nenhuma falha técnica ou anormalidade que comprometesse a operacionalização dos devidos procedimentos para realização da PRÉ-MATRÍCULA ONLINE (item 8.2 do Edital em epígrafe). Destacamos que o sistema possui medidas de segurança que armazenam todos os passos realizados pelos usuários, inclusive, o da finalização do questionário, gerando protocolo de finalização, com data e hora, o qual é mostrado na tela ao final do procedimento e enviado ao e-mail do candidato. Reiteramos que todos os procedimentos realizados pelos usuários no sistema ficam armazenados no banco de dados, podendo ser acessado para averiguação, caso necessário. Além disso, o Edital supramencionado é claro quando expressa em seu item 8.2.3 que a Univasf não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos ou pela não manifestação de interesse na vaga por meio do Sistema Sase por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

Lembramos ainda que, de acordo com o item 13.2 do Edital, é de responsabilidade exclusiva do candidato a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos nas normas que regulamentam o Sistema Sisu, bem como a verificação dos documentos exigidos para a pré-matrícula e os respectivos horários, datas, meios para atendimento e procedimentos pela instituição. Ademais, a inscrição do candidato nos processos seletivos do Sistema Sisu para concorrer à vaga na Univasf, implica o conhecimento e concordância expressa das normas e condições estabelecidas na Portaria Normativa nº 21/2012 do MEC, no Edital nº 05/2021 da Proen/Univasf e nas demais normas e editais publicados por esta instituição e pelo MEC, bem como nas informações constantes do Termo de Adesão ao Sisu 1º/2021 da Univasf, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.

A Comissão Gestora do PS-ICG 2021 permanece disponível para atendimento aos candidatos através do e-mail ingressodiscente@univasf.edu.br.

Aprovados no Sisu rebatem nota da UNIVASF e exigem matrícula na instituição

Ao tomarem conhecimento da nota encaminhada pela Univasf, um grupo de estudantes aprovados no (Sisu) que alegam terem sido prejudicados por falhas no sistema de pré-matrícula da universidade rebatem os argumentos utilizados na nota e exigem o ingresso deles na instituição. 

Segundo a nota encaminhada pelos aprovados à redação do Blog Waldiney Passos, os problemas de instabilidade no Sistema de Avaliação Socioeconômica (SASE) permanecem, inclusive com os alunos que estão na lista de espera para ocupar as vagas remanescentes. “Temos também o conhecimento de que alunos da lista de espera, que estão no atual momento preenchendo as suas fichas de inscrição, estão relatando problemas com as inscrições, formulários que não aparecem, dados que não conseguem finalizar, da mesma forma que alguns estudantes da chamada regular”, afirmam. 

Confira nota na íntegra:

Os alunos da causa “Eliminados Sem Justa Causa”, continuam ainda sem uma resposta da Comissão Gestora do PS-ICG. No trecho:” a Univasf não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos ou pela não manifestação de interesse na vaga por meio do Sistema Sase por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.”

A Univasf afirma não se responsabilizar pelos problemas que os estudantes (mais de 30 pessoas ao que se tem conhecimento) tiveram com o processo de inscrição da sua universidade, mais conhecido como S.A.S.E. Temos também o conhecimento de que alunos da lista de espera, que estão no atual momento preenchendo as suas fichas de inscrição, estão relatando problemas com as inscrições, formulários que não aparecem, dados que não conseguem finalizar, da mesma forma que alguns estudantes da chamada regular. Todos nós sabemos da falha no sistema S.A.S.E e também vemos o descompromisso da Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF, com os atuais ingressantes. Foram mais de 40% dos aprovados na chamada regular eliminados por não finalizar. Uma parte por ter finalizado e o site não ter aceitado e outra parte por não ter conseguido finalizar por conta da instabilidade do site.

Os problemas de queda do sistema persistiram desde o dia 20 e ao longo da semana, e no dia último dia 23 antes do prazo legal exposto no edital, as 23:35 ficou fora do ar.

Exigimos da universidade, que a matrícula desses estudantes seja feita o quanto antes, e que essas injustiças sejam resolvidas. Não queremos mais da universidade desculpas e acusações de que não fizemos todo o processo, ou que fomos descuidados. Queremos uma solução! A matrícula devia ser a coisa mais simples do processo, depois de toda dor de cabeça com os processos anteriores. Os estudantes já passaram por todo o processo seletivo até a matrícula na universidade, e estão apenas correndo atrás dos seus direitos e da sua vaga na faculdade.

“A Comissão Gestora do PS-ICG 2021 permanece disponível para atendimento aos candidatos através do e-mail ingressodiscente@univasf.edu.br.”

Está mesmo? Só recebemos mensagens automáticas, e para recebermos esse pronunciamento, foi necessário que jornalistas entrassem em contato. Isso já está passando do limite da falta de respeito e humilhação.

Na última quarta-feira (05/05/21), por volta das 09:15, os ingressantes estavam ligando para o prédio da reitoria, chamava uma vez, e logo após, a ligação era desligada! Na primeira tentativa, chamou 3 vezes, e foi desligada, nas tentativas seguintes, chamou uma vez e depois foi desligada.

É essa a disponibilidade de vocês UNIVASF?

Tomem conhecimento da nossa causa:

Instagram: @eliminadossemjustacausaunivasf

O Blog do Waldiney Passos encaminhou a nota dos estudantes para a assessoria de imprensa da UNIVASF, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos resposta.   

Fonte: Blog do Waldiney Passos

Nenhum comentário