ANUNCIANTES

Artigo - Quais as diferenças entre o WhatsApp e o Whatsapp Business?

O que muda entre usar o Whatsapp e usar o Whatsapp Business? Para descobrir, é necessário antes de tudo entender o que é e para que serve o Whatsapp Business, um novo aplicativo que foi desenvolvido especificamente para perfis de empresas.

Graças a este aplicativo de mensagens instantâneas específico, lojas, hotéis e todas as outras empresas que o utilizam terão a capacidade de se comunicar de forma rápida e fácil com seus clientes.

Entre a versão clássica do Whatsapp e o whatsapp business não há diferenças óbvias do ponto de vista gráfico.

Como funciona o Whatsapp Business?

Na prática, o funcionamento da versão Business do Whatsapp pode ser comparado ao do app tradicional, mesmo que tenham sido acrescentadas funções adicionais úteis para o gerenciamento de atividades comerciais ou corporativas.

É importante saber que para utilizar o Whatsapp Business é possível se cadastrar com o mesmo número do telefone que foi utilizado para se cadastrar na versão tradicional.

Basta fazer o backup da sua conta, excluir o App do seu celular e solicitar a ativação deste número, ou em qualquer caso utilizar um número fixo, por exemplo.

Para manter duas contas ativas, você precisará de um smartphone Dual Sim para poder usar as duas contas no mesmo telefone.

Como se cadastrar no WhatsApp Business

O procedimento a seguir para se cadastrar no Whatsapp Business, no início é bastante parecido com o WhatsApp convencional. A grande diferença está nos campos extras, onde você irá fornecer informações da sua empresa.

Para citar os principais, podemos inserir o endereço de comercial, horário de atendimento, e o que achamos mais interessante, é a parte do catálogo de produtos, afirma Thais Antonella, do site BlogMachine APK.

Através do catálogo de produtos, você pode expor seus produtos, ou os principais e atrair os clientes de forma mais profissional.

Posso utilizar o meu número pessoal para uma conta Business?

Você precisa fazer uma escolha, mas a resposta é sim. Você pode utilizar seu número que utilizava como pessoal e transformá-lo em um número comercial.

Para fazer isso, o procedimento é muito simples, como mencionamos acima. Você só precisa realizar o backup do seu número pessoal de forma completa, de preferência, e por ser uma forma mais fácil, utilizando o Google Drive.

Feito isso, você só precisa desinstalar a versão pessoal do WhatsApp do seu celular, ir à PlayStore ou AppleStore e instalar a versão Business.

Se escolheu fazer o backup pelo Google drive, basta clicar na opção de recuperar o backup, assim, todas as suas mensagens retornaram para sua conta business.

Mas aqui vai uma dica de gestão

Tente não utilizar o mesmo número para gerir sua empresa e utilizar no seu dia a dia para conversar com amigos. Uma hora você vai precisar descansar, e com o mesmo número, você não vai conseguir desligar.

Um outro problema, é que este telefone sempre deverá estar com você, não sendo possível deixá-lo na empresa para que um funcionário, ou sócio possa fazer os atendimentos na sua ausência.

Configurações personalizadas na sua conta Business

As diferenças mais significativas entre o Whatsapp Business e o Whatsapp na versão clássica dizem respeito à função das configurações do Whatsapp na função de atividades.

A partir do menu você pode acessar as configurações e, a partir daqui, as configurações de atividade. Existem muitas opções úteis que você pode usar para o seu negócio: por exemplo, você pode configurar uma mensagem automática de boas-vindas

Além disso, você tem a oportunidade de visualizar as estatísticas e monitorar as mensagens que foram lidas, as que foram enviadas, as que foram entregues e assim por diante.

Finalmente, no decorrer da comunicação com os usuários, você pode usar respostas rápidas já configuradas.

Este artigo foi apenas um esboço de tudo o que você pode fazer com seus WhatsApp Business. Use a criatividade e profissionalize o atendimento da sua empresa. Sucesso!

Por Jader Lima

Nenhum comentário