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Artigo - Você sabe como negociar solicitação de redução de preço?

Em tempos difíceis, negociar virou a palavra-chave para passar pela crise e manter as vendas. Mas como preservar um valor que seja bom para os dois lados? Confira nossas dicas!

A arte de vender é para poucos, ou para os que têm empatia e um bom relacionamento com o outro. 

Existem muitos vendedores, mas será que esses mesmos vendedores são também bons negociadores? Saber realizar operações comerciais requer técnica, pensamento rápido e paciência para entender o comprador e quais seriam as reais necessidades dele. 


Estar apto a negociar é importante, saber em qual preço, desconto poderá chegar diante de alguma objeção e até mesmo ter carta-branca para decidir o que é melhor na hora da negociação, sem ter que pedir autorização para  um gerente ou gestor, por exemplo, é essencial para quem está vendendo!  

Você está preparado, e sabe como negociar?  

Você já se perguntou se sabe negociar uma redução de preço? 


Estar preparado para uma venda é importante para que saiba aonde pode chegar e qual valor, benefício o seu produto ou serviço representa naquele momento para o comprador potencial. 


Vender não é deixar que o outro te diga quanto vale o seu produto e sim mostrar para ele que o seu produto vale até mais do que o valor que está pedindo, mas é claro, como já é de praxe, como dizem, o comprador negociar o preço é comum.


Uma possível redução de preço faz parte da venda, só temos que saber como rejeitar de forma sutil ou fazer com que a cotação seja fechada positivamente para os dois lados. No artigo você encontra uma estrutura para se basear na negociação e fazer uma ótima venda.


Conhecer seu produto é necessário para que na hora de negociar a venda e até mesmo a redução de preço possa expor para o cliente as vantagens que tem o seu produto/serviço e assim reconhecer o real valor da sua função.


Aprenda, estude sobre o que está vendendo, como se você quisesse saber informações para comprá-lo. Quanto mais informado estiver sobre o que vende, mais fácil ficará para argumentar sobre uma não redução de preço, ou outra forma de negociação.


Conhecer a organização que estará fazendo a negociação também é relevante. Empresas como a CNPJ.BIZ são especialistas em identificar empresas/ clientes potenciais de todas as áreas para o seu negócio.

Quais métodos usar para tentar diminuir a possibilidade de negociar a redução de preço?

Cada um tem a sua própria maneira de atender, abordar, vender e negociar sobre diversas objeções que possam surgir pelo cliente/comprador. 


Contudo, de forma educada, sutilmente podemos diminuir essa possibilidade de redução do preço ou minimizar através de outro benefício a diferença da negociação do preço. 

Então vamos aos tópicos com os métodos (dicas) para fecharmos a venda de forma positiva!  

1 - Tenha o valor real em mente e até qual valor poderá chegar em uma transação 

Tente mostrar para o comprador o  valor do seu produto/serviço e mostre as vantagens que ele terá em fechar negócio com você; conheça o perfil do seu cliente.

2 - Não fique prejudicado com a redução de preço 

Não é bom para o vendedor e nem para a empresa que representa que o vendedor faça de tudo para não perder o cliente. Reduzir o preço além dos limites já ressaltados pela empresa para fechar o negócio faz com que seu produto perca valor no mercado e a empresa fique mal vista já que sempre está disposta a reduzir preços para não perder a venda. 

3 - Mantenha- se firme no valor do seu produto

Exponha ao comprador os benefícios e vantagens ao adquirir o seu produto. O Valor final já foi calculado pela empresa com todos os custos (impostos, comissões etc), cada vez que reduzir a margem de preço, estará reduzindo também a quantia que receberá de prêmio ou comissão, e levará mais tempo para bater a meta, por exemplo.

4 - Bonifique o cliente

Bonificar o cliente ao invés de fazer a redução de preços é uma prática bem comum utilizada pelas empresas. Sabe aquele produto que está saindo de linha ou que está com prazo com a validade menor? Então, bonifique seu cliente! Ele ficará feliz por estar recebendo outro tipo de produto para aumentar seu leque de vendas, a empresa estará se mantendo positiva junto a ele e todas ganharão! 

5 -  Dê um prazo melhor para pagamento

Negocie um melhor prazo de pagamento, um aumento de  sete dias a mais no prazo faz uma enorme diferença para o comprador e ele verá como uma vantagem que a concorrência pode não dispor.

6 - Seja Atencioso

Esteja sempre disposto a entender quais são as necessidades do seu cliente. Ajude no que for preciso e não esqueça de fazer a pós-venda.

Lembre-se: no próximo mês ele precisará de mais mercadorias!


Em meio à possível redução de preços nas vendas, seguem algumas dicas para aumentar as vendas da sua empresa em tempos difíceis! 



Mostre ao cliente os benefícios que seu produto oferece;

  • Esteja disposto a resolver a dor dele (o problema );

  • Ofereça algum benefício para o cliente (mais prazo para pagamento, melhor desconto na próxima compra, bonificação, etc);

  • Descontos progressivos por volume;

  • Pesquisa de preço de mercado, valor que poderá ser vendido do tíquete - médio (lucro)

  • Pesquisa de valor tíquete-médio pela concorrência;

  • Ter produto / serviço de referência;

  • Ganhar pela demanda;

  • Redução de preços para grupo, kits de produtos específicos;

Conclusão:


Toda negociação requer prática diária, assim vamos pegando todo o manejo do negócio e conhecendo melhor o cliente. 


Mostre-se sempre atento a resolver as necessidades dele e que está ali para ajudar, lembrando que deve haver sempre a mão dupla, no qual os dois sairão ganhando! 


Conquiste potenciais clientes, como já citado acima a empresa CNPJ.BIZ  possui uma plataforma que ajuda a encontrar clientes em todo o Brasil de forma direcionada evitando que gaste energia desnecessária para conquistar novos compradores.


Mantenha qualidade na venda, sua maneira de se portar e fazer o cliente entender o seu ponto de vista, assim como, você entende o dele. O cliente sempre irá “chorar” preço, isso é normal. Basta você, vendedor, saber lidar com essa objeção calmamente e de forma consciente e positiva para ambas as partes. 


Agora que já sabe como negociar e onde encontrar bons clientes. 

Boas Vendas!


Por Osvaldo Brandão

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