Artigo - Você sabe como negociar solicitação de redução de preço?
A arte de vender é para poucos, ou para os que têm empatia e um bom relacionamento com o outro.
Existem muitos vendedores, mas será que esses mesmos vendedores são também bons negociadores? Saber realizar operações comerciais requer técnica, pensamento rápido e paciência para entender o comprador e quais seriam as reais necessidades dele.
Estar apto a negociar é importante, saber em qual preço, desconto poderá chegar diante de alguma objeção e até mesmo ter carta-branca para decidir o que é melhor na hora da negociação, sem ter que pedir autorização para um gerente ou gestor, por exemplo, é essencial para quem está vendendo!
Você está preparado, e sabe como negociar?
Você já se perguntou se sabe negociar uma redução de preço?
Estar preparado para uma venda é importante para que saiba aonde pode chegar e qual valor, benefício o seu produto ou serviço representa naquele momento para o comprador potencial.
Vender não é deixar que o outro te diga quanto vale o seu produto e sim mostrar para ele que o seu produto vale até mais do que o valor que está pedindo, mas é claro, como já é de praxe, como dizem, o comprador negociar o preço é comum.
Uma possível redução de preço faz parte da venda, só temos que saber como rejeitar de forma sutil ou fazer com que a cotação seja fechada positivamente para os dois lados. No artigo você encontra uma estrutura para se basear na negociação e fazer uma ótima venda.
Conhecer seu produto é necessário para que na hora de negociar a venda e até mesmo a redução de preço possa expor para o cliente as vantagens que tem o seu produto/serviço e assim reconhecer o real valor da sua função.
Aprenda, estude sobre o que está vendendo, como se você quisesse saber informações para comprá-lo. Quanto mais informado estiver sobre o que vende, mais fácil ficará para argumentar sobre uma não redução de preço, ou outra forma de negociação.
Conhecer a organização que estará fazendo a negociação também é relevante. Empresas como a CNPJ.BIZ são especialistas em identificar empresas/ clientes potenciais de todas as áreas para o seu negócio.
Quais métodos usar para tentar diminuir a possibilidade de negociar a redução de preço?
Cada um tem a sua própria maneira de atender, abordar, vender e negociar sobre diversas objeções que possam surgir pelo cliente/comprador.
Contudo, de forma educada, sutilmente podemos diminuir essa possibilidade de redução do preço ou minimizar através de outro benefício a diferença da negociação do preço.
Então vamos aos tópicos com os métodos (dicas) para fecharmos a venda de forma positiva!
1 - Tenha o valor real em mente e até qual valor poderá chegar em uma transação
Tente mostrar para o comprador o valor do seu produto/serviço e mostre as vantagens que ele terá em fechar negócio com você; conheça o perfil do seu cliente.
2 - Não fique prejudicado com a redução de preço
Não é bom para o vendedor e nem para a empresa que representa que o vendedor faça de tudo para não perder o cliente. Reduzir o preço além dos limites já ressaltados pela empresa para fechar o negócio faz com que seu produto perca valor no mercado e a empresa fique mal vista já que sempre está disposta a reduzir preços para não perder a venda.
3 - Mantenha- se firme no valor do seu produto
Exponha ao comprador os benefícios e vantagens ao adquirir o seu produto. O Valor final já foi calculado pela empresa com todos os custos (impostos, comissões etc), cada vez que reduzir a margem de preço, estará reduzindo também a quantia que receberá de prêmio ou comissão, e levará mais tempo para bater a meta, por exemplo.
4 - Bonifique o cliente
Bonificar o cliente ao invés de fazer a redução de preços é uma prática bem comum utilizada pelas empresas. Sabe aquele produto que está saindo de linha ou que está com prazo com a validade menor? Então, bonifique seu cliente! Ele ficará feliz por estar recebendo outro tipo de produto para aumentar seu leque de vendas, a empresa estará se mantendo positiva junto a ele e todas ganharão!
5 - Dê um prazo melhor para pagamento
Negocie um melhor prazo de pagamento, um aumento de sete dias a mais no prazo faz uma enorme diferença para o comprador e ele verá como uma vantagem que a concorrência pode não dispor.
6 - Seja Atencioso
Esteja sempre disposto a entender quais são as necessidades do seu cliente. Ajude no que for preciso e não esqueça de fazer a pós-venda.
Lembre-se: no próximo mês ele precisará de mais mercadorias!
Em meio à possível redução de preços nas vendas, seguem algumas dicas para aumentar as vendas da sua empresa em tempos difíceis!
Mostre ao cliente os benefícios que seu produto oferece;
Esteja disposto a resolver a dor dele (o problema );
Ofereça algum benefício para o cliente (mais prazo para pagamento, melhor desconto na próxima compra, bonificação, etc);
Descontos progressivos por volume;
Pesquisa de preço de mercado, valor que poderá ser vendido do tíquete - médio (lucro)
Pesquisa de valor tíquete-médio pela concorrência;
Ter produto / serviço de referência;
Ganhar pela demanda;
Redução de preços para grupo, kits de produtos específicos;
Conclusão:
Toda negociação requer prática diária, assim vamos pegando todo o manejo do negócio e conhecendo melhor o cliente.
Mostre-se sempre atento a resolver as necessidades dele e que está ali para ajudar, lembrando que deve haver sempre a mão dupla, no qual os dois sairão ganhando!
Conquiste potenciais clientes, como já citado acima a empresa CNPJ.BIZ possui uma plataforma que ajuda a encontrar clientes em todo o Brasil de forma direcionada evitando que gaste energia desnecessária para conquistar novos compradores.
Mantenha qualidade na venda, sua maneira de se portar e fazer o cliente entender o seu ponto de vista, assim como, você entende o dele. O cliente sempre irá “chorar” preço, isso é normal. Basta você, vendedor, saber lidar com essa objeção calmamente e de forma consciente e positiva para ambas as partes.
Agora que já sabe como negociar e onde encontrar bons clientes.
Boas Vendas!
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