ANUNCIANTES

19 de março - dia de São José, padroeiro dos povoados de Catuni da Estrada e Flamengo/Jaguarari (BA)

Estátua de São José na entrada do povoado de Catuni da Estrada


Um dos tradicionais festejos do município de Jaguarari, o do povoado de Catuni da Estrada, onde é comemorado seu padroeiro São José, não irá acontecer por mais um ano devido a pandemia do Covid-19. 

Uma das crenças populares sustenta que, se chover na data, é sinal de um bom período chuvoso — tradicionalmente chamado pelo sertanejo de "bom inverno", ainda que não coincida com o inverno astronômico. 

Esta data de 19 de março ainda é comemorado o dia do cuscuz.

Breve relato histórico: São José, José de Nazaré, José, o Carpinteiro ou São José Operário foi, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus. O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef, por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de David, é venerado como Santo pelas igrejas ortodoxa, anglicana e católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A liturgia luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de "Tutor de Nosso Senhor". Operário, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.  

Portal Jaguarari, com informações do Wikipédia
Fotos: Jair Paulo/Portal Jaguarari


Nenhum comentário