ANUNCIANTES

Ministério das Comunicações entrega ponto de internet que beneficiará produção rural no interior da Bahia

Produtores rurais do município de Coribe, interior da Bahia, terão a partir desta quinta-feira, 21, mais um reforço na sua produtividade. É que o Ministério das Comunicações (MCom) instalou um novo ponto de internet banda larga, gratuita e de alta velocidade do programa Wi-Fi Brasil. A antena que recebe conexão via satélite vai levar conectividade, entretenimento e serviços a quase 500 famílias que vivem no Distrito de Descoberto, região localizada a 30 km da sede do município de Coribe. 

Esse já é o quarto ponto de internet que chega à cidade de Coribe. Dois estão em escolas e outro em um posto de atendimento do Cadastro Único. Ao todo, o estado da Bahia conta com 1.809 pontos de conectividade via satélite. É o estado que tem o maior número de pontos em todo o Brasil. O sinal é enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), um equipamento brasileiro de altíssima tecnologia, que fica a 36 mil quilômetros do nosso planeta e cobre todo o país. 

Com a presença do presidente Jair Bolsonaro; do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a instalação do ponto de internet em Coribe ocorreu durante inauguração das obras do trecho de 67 quilômetros no traçado da BR-135, localizado entre os municípios de Jaborandi e Cocos, que vai beneficiar o corredor logístico para escoamento da produção de grãos da região do Matopiba. 

O ponto de internet vai levar conexão com velocidade de até 20 Mbps de forma gratuita e ilimitada. Há, inclusive, roteador Wi-Fi para acesso público e irrestrito à internet. "Essa é uma medida importante que vai levar conectividade aos moradores da região beneficiando a produção pecuária, atividade base dessa comunidade. Vale ressaltar que a conectividade é a chave para otimizar processos. Tenho certeza que os produtores farão bom uso", destacou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

Atualmente, o Brasil já conta com mais de 12.800 pontos instalados nos 26 estados e no Distrito Federal. Desses, mais de 9.600 estão em escolas públicas, quase 500 comunidades indígenas e quase 400 unidades de saúde. Além disso, o MCom já instalou pontos iguais ao de Coribe esses em assentamentos rurais, associações comunitárias, unidades de segurança pública e muitas outras instituições públicas. 

O Programa Wi-Fi Brasil 

Wi-Fi Brasil (Gesac) é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.

Texto: Fernando Brito, do Ministério das Comunicações.

ليست هناك تعليقات