ANUNCIANTES

Em nota Secretaria de Saúde de Jaguarari esclarece sobre a falta de médico no PSF do bairro Odilon Gonçalves e ausência de insulina nos Postos de Saúde

Em relação às reclamações feitas pela população na edição desta segunda-feira (26), no Jornal da Top FM, sobre a falta de insulina nos PSF’s do município e a falta de médico no PSF do bairro Odilon Gonçalves, a Secretaria Municipal de Saúde informa: 

1. Quanto à falta de médico no posto de saúde do bairro Odilon Gonçalves: a médica, concedida pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, está de férias. No entanto, o posto continua funcionando com atendimento de enfermagem. A equipe faz a triagem dos pacientes e os encaminha para atendimento médico em outras unidades de saúde. Nenhum paciente fica sem assistência médica. 

2. Quanto à falta de insulina: a atual gestão encontrou o estoque do medicamento zerado. Ocorre que: compete às Secretarias Estaduais de Saúde a distribuição de insulina aos municípios. No entanto, o Governo do Estado não recebeu do Ministério da Saúde os quantitativos solicitados, acarretando no desabastecimento em todos os municípios, incluindo Jaguarari. 

Como medida de urgência, a Prefeitura Municipal recebeu da Base Operacional de Saúde de Senhor do Bonfim 100 ampolas de insulina (NPH 10ml), que foram imediatamente divididas entre todos os postos de saúde da sede e da zona rural. Foram fornecidas também canetas de insulina (NPH 3ml) para todos os diabéticos tipo I e II com idade menor ou igual a 15 anos e maior ou igual a 60 anos. O medicamento também pode ser retirado gratuitamente em farmácias credenciadas no Programa Aqui Tem Farmácia Popular. A demanda é alta e não foi possível suprir a necessidade, mas a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para que a situação seja normalizada, de modo que possa atender todos os pacientes. 

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário