ANUNCIANTES

Bombeiros e Brigadistas debelam fogo na Serra do Ventador em Jaguarari; confira as imagens


Depois de quatro dias de combate, o 9º Grupamento de Bombeiros Militar e a Brigada Jaguatirica conseguiram controlar as chamas que consumiam parte da vegetação na Serra do Ventador, próximo ao Bendó, em Jaguarari. A informação é do Tenente Coronel Tarcísio Ribeiro, Comandante do 9º GBM, em Juazeiro (BA). 

Neste sábado (09/01), quinto dia de operação, foi realizado o monitoramento de possíveis focos de incêndio, através do emprego de um Drone de propriedade do 9º GBM, que auxiliou durante todos os dias de combate e, foi de extrema utilidade para encontrar os focos e encaminhar as equipes até os locais com rapidez, efetuando assim a extinção do fogo. 


“As 09h15, foi feito o primeiro vôo de reconhecimento, não sendo visualizado nenhum foco pela visualização aérea. Além disso foi mantido o contato via rádio com o Sr. Neilson André (xerife da brigada), que já se encontrava no terreno com mais três componentes, realizando o monitoramento no local. O mesmo informou também que não detectou nenhum ponto quente”, disse o Soldado Magno comandante da guarnição a reportagem do Portal Jaguarari.

O monitoramento permaneceu durante o dia, até o horário critico, a partir das 13hs, quando não foi observado nenhuma alteração do cenário durante esse período, posteriormente com a presença dos Bombeiros, Brigadistas e prepostos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi declarado extinto o incêndio pelo Soldado Magno, comandante da Guarnição de Combate a Incêndio Florestal. 

O incêndio 

O combate ao incêndio na Serra do Ventador, local turístico, em Jaguarari, se iniciou na última terça-feira (05), no mesmo dia os Bombeiros e Brigadistas conseguiram combater, mas no dia seguinte devido as altas temperaturas, houve a reignição do fogo muito mais forte, o que causou muita dificuldade para os combatentes, em virtude do terreno. No quarto dia de combate na sexta-feira (08), as equipes conseguiram apagar boa parte do incêndio, encontrando pequenos focos e realizado o rescaldo durante todo o dia.

Portal Jaguarari, com informações do 9º GBM


Confira o vídeo: 

Nenhum comentário