Prefeitura de Jaguarari emite nota de esclarecimento sobre a distribuição de medicamentos para o tratamento da hanseníase

A Secretaria de Saúde de Jaguarari vem através dessa nota, esclarecer que a aquisição e distribuição das medicações relacionadas ao tratamento de hanseníase são de responsabilidade do Ministério da Saúde. Algumas são obtidas através de doações por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras compradas pelo próprio Ministério. 

Foi repassado às secretarias de saúde, através de NOTA INFORMATIVA N 13/2020 emitida pelo Ministério da Saúde de que haveria atraso na importação, justificado pela ocorrência de problemas técnicos na fabricação de um dos componentes, bem como dificuldades no transporte de tais medicações até o Brasil, devido à baixa disponibilidade de voos e aos altos custos de fretes aéreos, sendo tais situações consequências da pandemia do COVID-19. Assim, este cenário ocasionou o desabastecimento temporário do tratamento no SUS.

O Ministro da Saúde informa ainda, que já se encontra em andamento um processo de importação, o qual será transmitido com urgência. Ainda não há previsão de entrega das cargas no país, todavia, todos os esforços estão sendo enviados para que a situação se normalize o mais breve possível.

0/Faça seu Comentário/Comments

Publicidade

Publicidade