ANUNCIANTES

Morre Adão do Samba, um dos mais importantes ícones da cultura popular de Jaguarari

Um dos mais importantes ícones da cultura popular jaguarariense, Adão Vicente dos Santos, o “Adão do Samba”, morreu na manhã desta terça-feira (08/12) em Jaguarari, aos 77 anos. Adão do Samba estava enfermo a várias semanas e faleceu no Hospital municipal. 

Há quase 40 anos participando do Samba de Palma, Adão já apresentava dificuldade na locomoção, mas não deixava de participar do Grupo de Reisado do povoado de Catuaba, uma das últimas aparições do músico já com um suporte de uma bengala, foi na Cavalgada Pisada de Ouro, em 12 de outubro de 2019. 


Em janeiro de 2015, o músico concedeu entrevista ao PJ, e contou como entrou no Samba de palma e sua preocupação com a continuidade da cultura de Reis no município. 

“Meu pai era sanfoneiro e quando ele morreu, disse: olha meu filho tome conta do samba, não deixe o samba acabar e eu até agora to seguindo, até o dia que Deus quiser”.

“Pode acabar, por que quando disser que o Adão morrer acabou o samba é toda verdade do mundo eu sou o dono, da sanfona, do pandeiro e tudo e que faço a entrada e se eu me acabar, pronto acabou, pois não tem mais ninguém para fazer, os jovens não querem, puder eles podem, mas não se interessam pela cultura”, completou Adão. 

Grupo de Reisado de Catuaba

Em 2017, Adão conversou com o PJ novamente e mais uma vez mostrou-se bastante preocupado como estava sendo tratado a cultura no município de Jaguarari, em especial o Samba de Palma, “olhem para cultura, olhem para meu samba de palma, por que meu samba não pode é morrer”, mas com alegria de sempre destacava as apresentações realizadas em algumas comunidades de Jaguarari que seguia até o sol raiar, “Samba para não amanhecer o dia eu não faço, tocamos um samba na Várzea Grande que amanhecemos o dia, o soliado”

O sepultamento de Adão do Samba deve ocorrer nesta quarta-feira (09).

Portal Jaguarari


Aos amigos e familiares nossos sentimentos de Pesar e solidariedade. DESCANSE EM PAZ ADÃO!

ليست هناك تعليقات